quinta-feira, 26 de julho de 2012

Brasil é o 7º país mais atrativo para investimentos em tecnologia


O Brasil é responsável por quase metade das despesas com TI da América Latina.

Estudo da Grant Thornton UK, Technology Investment Report, revela que o Brasil é o 7º país mais atrativo para investimentos e expansão de negócios de tecnologia. O ranking elaborado levou em consideração10 países e 41 variáveis em quatro categorias de peso no que se refere a questões importantes na decisão de investir ou expandir para outros mercados. 

A pesquisa da Grant Thornton UK mostrou que o Brasil é alvo para investimentos de tecnologia por causa da economia estável e crescente, de um sistema financeiro moderno que conseguiu escapar da crise global, uma base forte de investidores locais, um mercado de capitais robusto e uma classe média de quase 100 milhões de pessoas como potenciais consumidores de tecnologia. No quesito economia, o Brasil ficou na 5ª colocação. 

Incluindo telecomunicações, os gastos do Brasil com TI para usuário final deverão chegar a US$ 134,2 bilhões em 2014. O Brasil é responsável por quase metade das despesas com TI da América Latina. 

A China já está de olho no mercado de tecnologia brasileiro e planeja investir US$ 4.5 bilhões esse ano no segmento brasileiro. O estudo mostra que o único entrave é o processo burocrático para uma companhia começar a operar no país. A inovação é o ponto positivo, citando o polo digital no recife, que emprega 6.500 profissionais de TI e desenvolve soluções inovadoras para companhias como Intel, Dell, Samsung e IBM. 

Além da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, o relatório aponta que o Brasil tem oportunidades em áreas como broadcast, saúde, automação industrial, soluções móveis para varejo e segmentos comerciais, entre outros. “Há um grande setor de saúde privada, devido à pressão na saúde pública brasileira, e os dois querem as últimas tecnologias, incluindo e-health e ferramentas de diagnóstico à distância, o que torna esse um mercado em potencial”, diz Mário Machado, sócio da área IT Services da Grant Thornton. 

O Brasil teve destaque negativo no quesito start-up (10ª posição). Apesar de estar entre os países com mais negócios registrados, ainda sim ficou atrás dos países selecionados no estudo como, por exemplo, Israel que teve uma pontuação alta na categoria, refletindo as 1.800 start-ups ativa. 

No ranking geral, os Estados Unidos ficaram na primeira colocação como país com mais atrativos para receber investimentos do setor de tecnologia. O País ficou em 1º lugar em três categorias analisadas e em 2º em apenas uma. Em seguida, apareceram o Reino Unido, China, Alemanha e França. Israel e Itália foram os dois últimos. 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Microsoft anuncia Office 2013: Mais Cloud e Mais Touch

Na última segunda-feira (16), a Microsoft anunciou uma nova versão do OfficeOffice 2013, a 15ª versão do Office, terá muita integração com “a nuvem” e será compatível com as  telas sensíveis ao toque .

Office 2013 mantém as mesma aplicações que temos visto, o Word, Excel ou Power Point continuam a fazer parte dos vários serviços do Office, onde as grandes novidades é no redesign para integrar o Windows 8, a integração na “Nuvem” e a compatibilidade com as telas sensíveis ao toque, nomeadamente a pensar nos Tablets com docks, como alguns que foram apresentados anteriormente.
A primeira novidade que indico é mesmo a compatibilidade para os ecrãs touch, que faz com que a utilização do Office em todos os dispositivos se torne muito mais amigável. Além de futuros computadores que também têm  telas sensíveis ao toque, o principal objetivo é os tablets com windows 8, como o da própria Microsoft Surface. Com esta novidade, usar o “dedo”, um teclado ou um rato será “quase” igual.
A integração na Cloud é, certamente, uma mais valia deste novo Office 2013. De origem virá a gravação dos ficheiros no SkyDrive, concorrente Dropbox da Microsoft, o que dá-nos a possibilidade de aceder ao nosso trabalho em qualquer dispositivo, seja ele smartphone, tablet ou computador.
Outra grande novidade é a integração de outras funcionalidades sociais ao Office, nomeadamente com as recentes aquisições de empresas por parte da Microsoft. Começa pelo Skype, que será uma excelente aposta. A possibilidade de trabalho em equipa através do Skype, como efetuar apresentações e tudo mais dá logo uma grande vantagem a este novo Office.
O próprio Office 2013 será social, com a integração da Yammer, a mais recente aquisição da Microsoft. O Office 2013 funcionará como “rede social”, pois poderá ver os seus amigos bem como contactar com eles através do Office e enviar-lhes documentos ou apresentações.
Já poderá experimentar as novas funcionalidades, pois a Microsoft lançou a Consumer Preview, disponível aqui para download em office.com/previewSe você quiser o corretor ortográfico do Office 2013 em português brasileiro ou outros idiomas, clique aqui para fazer o download.


Aqui ficam dois vídeos sobre o novo Office 2013, onde poderá ver algumas das novas funcionalidades.




Fonte: Microsoft

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Brasil sobe quatro vezes ao pódio na Copa do Mundo da Computação da Microsoft

A Imagine Cup, conhecida como a Copa do Mundo da Computação da Microsoft, premiou nesta quarta-feira dia 11 de julho, sete estudantes brasileiros das universidades Positivo (Curitiba-PR), Unicamp (Campinas-SP) e Poli (São Paulo-SP) com uma soma em dinheiro de 28 mil dólares. Os jovens reconhecidos em cerimônia realizada na cidade de Sydney, na Austrália, criaram soluções tecnológicas para melhorar a educação e disseminar conceitos de sustentabilidade e cidadania, cumprindo o objetivo da competição que é o de resolver um dos maiores problemas da humanidade de acordo com as metas do milênio da ONU.


Irmãos Sonnino na premiação da
categoria Windows Azure Challenge
Melhores do mundo em três categorias

Os irmãos paulistanos e estudantes de Engenharia da Computação Roberto e Eduardo Sonnino foram os primeiros colocados nas categorias Windows Azure Challenge, Metro Style Challenge e Kinect Fun Labs Challenge, para a qual contaram com a contribuição da colega Keila Keiko Matsumura. Em cada categoria, receberam um cheque de 8 mil dólares da Microsoft.







Para este feito inédito, eles desenvolveram duas tecnologias:


Um sistema de criação e compartilhamento de aulas interativas, que traz uma experiência imersiva e motivadora para os alunos, bem como facilidade na criação e apresentação do conteúdo pelo professor. Tudo isso usando os recursos do Windows 8, sistema operacional que será lançado em breve pela Microsoft, e do Kinect, sensor de movimentos para Xbox 360, além de outras plataformas de desenvolvimento.


Projeto Fusion4D: uma interface 3D inovadora que permite aos usuários interagir com os objetos virtuais 3D como se estivessem realmente em suas mãos, podendo mover, girar, aumentar, explodir em detalhes e até mesmo ver como os objetos seriam no passado e no futuro. Seu uso é simples: o usuário só precisa usar comandos de voz e as mãos para manipular os objetos. Além disso, todo o sistema usa apenas dispositivos de baixo custo, como o Kinect, e não requer o uso de monitores especiais para a exibição da imagem 3D, ficando ao alcance de todos.

Brasil também é o segundo do mundo em Games
Os curitibanos Eduardo Schildt, Guilherme Borges Savio, Luiz Gustavo Gomes Monclar e Rhandros Dembicki também tiveram lugar de destaque no pódio ao conquistar o segundo lugar na categoria Game Design Xbox/Windows. O time primeiro colocado é da Tailândia.

O jogo desenvolvido pelos brasileiros se chama "Do More" (em português, "Faça Mais"). A proposta é controlar uma organização que ajuda no desenvolvimento de cidades ao redor do globo. Por meio de pensamento estratégico, o jogador deve organizar estes fatores para ajudar a cidade em seus níveis: subdesenvolvido, em desenvolvimento e desenvolvido, observando os problemas da cidade, analisando o que está errado, e depois de o problema ser detectado, tomar uma ação e resolvê-lo. O objetivo central é fazer com que o jogador perceba que com a união cada problema do mundo pode ser resolvido, além de encorajar a participação das pessoas no processo seja com doações para causas, prestando serviços voluntários, ou simplesmente mudando o modo de pensar.

"Sabemos que o sucesso dos brasileiros nessa competição refletirá na descoberta de talentos para o mercado mundial e mesmo na criação de startups que contribuirão para o fortalecimento da economia local de software. E este é o objetivo principal dessa nossa iniciativa, que está completando dez anos", diz Marines Gomes, gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil.

Premiações
Os vencedores da fase internacional da competição receberam um total de prêmios que somam 175 mil dólares. Na categoria de Projeto de Software, prêmios de 25 mil dólares para o primeiro colocado, 10 mil dólares para o segundo lugar e 5 mil dólares para a terceira melhor equipe do mundo. Já as categorias de Game Design Xbox/Windows e Game Design Phone e os demais Desafios distribuíram 8 mil, 4 mil e 3 mil dólares para os primeiros, os segundos e os terceiros colocados respectivamente.

A competição
A Imagine Cup é a principal competição de tecnologia para estudantes do mundo e reúne as mentes dos jovens mais brilhantes, que são desafiados a criar soluções tecnológicas tais como softwares, games, aplicativos móveis, entre outros, em várias categorias para ajudar a melhorar a educação, a saúde, o meio ambiente e muito mais, sempre com base nas oito metas do milênio estabelecidas pela ONU. Na última década, 1,65 milhão jovens participaram da competição.

Criada em 2003, a Imagine Cup procura estimular a criatividade e o empenho de jovens no desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Este ano, a iniciativa contou com 245 mil inscritos de mais de 190 países. O Brasil foi o terceiro em número de inscritos, perdendo apenas para a China e a Índia, com 33 mil participantes. O evento também contou com o Banco Bradesco como patrocinador mundial pelo quinto ano consecutivo.

O Brasil também foi representado na fase mundial do torneio na Austrália por times formados por estudantes de Recife (PE) e Bauru (SP), que concorreram ao lado de outros 104 times internacionais.

No próximo ano, a Imagine Cup será celebrada na cidade de São Petersburgo, na Rússia.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dicas surpreendentes para consertar o celular danificado


Caiu na água, riscou a tela ou a bateria parou de funcionar? Descubra como reavivar seu aparelho!

Quantas vezes você perdeu um celular porque o deixou cair na água ou a bateria simplesmente pifou? Acidentes vivem acontecendo e nem sempre nos melhores momentos, já que para comprar um novo aparelho é necessário desembolsar uma graninha. Pensando nisso, a Pitzi, empresa especializada em aparelhos celulares, divulgou três dicas valiosas que podem te ajudar na hora destes incidentes.



Se seu celular caiu na piscina, molhou na chuva ou você deixou derrubar alguma bebida no aparelho, não se desespere, talvez você consiga reavivar seu dispositivo com esta dica. Primeiro de tudo, tire a bateria e seque o aparelho o máximo que der. Depois, deixe o celular e a bateria em um reservatório coberto com arroz por, pelo menos, uma noite. O arroz vai sugar a água que está no dispositivo, obviamente se não for um dilúvio e, com isso, ele volta a funcionar como antes. Lembre-se de não tentar secá-lo com nada que produz calor como secadores e microondas, pois este calor pode acabar com o seu celular.



Já se você riscou seu celular por ter deixado cair ou tê-lo deixado próxima de alguma chave, por exemplo, a dica é simples: use pasta de dente. Com um cotonete ou pedaço de algodão, passe uma pequena (pequena mesmo!) quantidade de pasta de dente sobre os riscos em movimentos circulares. Se os riscos não forem muito profundos, eles irão desaparecer ou pelo menos diminuir. Ao terminar, passe um pano levemente úmido e retire o excesso da pasta. Não exagere na quantidade da pasta e nem na umidade do pano, pois as telas, principalmente são supersensíveis.



Por fim, caso seu celular não esteja carregando a bateria, a sugestão é usar uma borracha. Muitas vezes os contatos da bateria estão sujos e bastaesfregar uma borracha comum suavemente nas áreas de contato para que ela volte a funcionar.

Milhões de pessoas podem ficar sem acesso à internet na próxima semana.



Milhões de pessoas em todo o mundo podem ficar sem acesso à internet a partir do dia 9 de julho, data em que o FBI planeja desativar servidores DNS utilizados por criminosos. Isso deve ser feito para ajudar a eliminar o vírus chamado DNSCharger que, ao infectar os computadores, desvia a rota dos dados e envia informações direto para os bandidos.

Servidores DNS são sistemas que identificam os endereços na internet. Todos os sites são identificados por números IP, e o trabalho dos servidores DNS é associar esse número com um nome por extenso, para facilitar a navegação.

O que o vírus DNSCharger faz é direcionar o trafego de dados alterando essa identificação. Caso a sua máquina esteja infectada, ao digitar o endereço por extenso, você vai ser levado para um site de propriedade dos criminosos.

Com o desligamento desses servidores, todas as pessoas que tiverem seus computadores infectados podem ficar sem acesso à internet, já que suas máquinas vão continuar buscando por endereços que não existem mais. O único jeito de voltar a navegar sem problemas é eliminar o vírus dos computadores. O FBI está implantando servidores DNS “limpos” temporários para substituir aqueles que serão desativados.

Seis estonianos por trás dessa fraude foram presos pelo FBI durante as investigações. O vírus DNSCharger se disseminou através dos meios tradicionais, como emails e malwares.