quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Cientistas pedem a governos para transformar antigas frequências de TV em “super Wi-Fi” gratuito



TV
Cientistas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, afirmaram que os governos deveriam transformar antigas frequências de TV em um “super Wi-Fi” gratuito para acelerar a economia de seus países. Frequências de transmissão estão sendo liberadas em todo o mundo graças à migração do sinal de televisão analógica para digital.
Esse “super Wi-Fi” teria um alcance muito maior do que o das redes sem fio existentes, que são transmitidas, em geral, em WLAN em frequências de 2 GHz ou mais. Isso se deve ao fato de que a internet seria transmitida a uma frequência mais baixa, resultando em uma maior cobertura, abrangendo um raio de diversos quilômetros.
“Indivíduos, instituições e empresas seriam muito mais dependentes de redes de comunicação móveis caras no momento de conduzir suas respectivas comunicações digitais. Isso também seria um ótimo benefício econômico”, afirmou Arnd Weber, do Institute for Technology Assessment and Systems Analysis (ITAS), de acordo com o Factor Tech.
O desafio, segundo Weber, é convencer os governos de que essa ação é correta.
Além dos benefícios econômicos, os cientistas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe afirmam que esse “super Wi-Fi” resultaria no desenvolvimento de novas tecnologias, bem como na oferta de uma comunicação mais eficiente em casos de desastres naturais.
Um entrave para que isso seja tecnologicamente viável é que o congestionamento provocado pelo acesso simultâneo de diversos internautas poderia tornar essas redes inoperantes. Mas Weber e seu colega Jens Elsner acreditam haja uma forma de contornar esse problema com a correta abordagem tecnológica.
Weber e Elsner planejam apresentar essa tese durante a Conferência Mundial de Radiocomunicações, na Suíça que acontece de 2 a 27 de novembro de 2015.
Fonte: Info 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Ligação entre operadoras ficará 90% mais barata no Brasil

celular-chip
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou uma norma nessa quarta-feira, 18, que resultará na redução das tarifas cobradas pelas operadoras móveis por ligações entre seus clientes e os clientes das concorrentes.

De acordo com o órgão, até 2019 os valores de referência de uso de rede móvel da telefonia móvel devem cair em mais de 90%, chegando a um custo médio de R$ 0,02. Hoje esse valor é de R$ 0,23.

A redução atinge as operadoras, que devem repassar o benefício aos clientes, aumentando a competição do setor e diminuindo o “efeito clube” – hoje, como os valores de interconexão são altos, os consumidores evitam ligar para outras operadoras.

“Com a medida deliberada hoje, espera-se que os preços off-net (para telefones fora da operadora de origem) se tornem mais próximos dos preços on-net”, explica a Anatel. “Assim, o consumidor não precisará de vários aparelhos celulares ou vários chips em um mesmo celular para realizar chamadas para outras operadoras a preços mais próximos às chamadas on-net”.

Fonte: Olhar Digital

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

4 concorrentes do WhatsApp que não são dedo-duro como ele

Depois que o WhatsApp foi atualizado, qualquer um pode saber se as mensagens enviadas foram visualizadas pelos seus amigos ou não, tudo graças aos traços duplos azuis – algo um tanto polêmico e que desagradou muitas pessoas. 

Vale pontuar que o Facebook Messenger também faz uso do recurso de visualização de mensagens, por mais que existam programas que consigam burlar essas notificações.

Se você quer migrar para outro tipo de serviço que não denuncie se você viu ou não as mensagens (o que pode gerar algumas brigas), existem vários mensageiros tão eficientes quanto o WhatsApp e que não trazem esse inconveniente – você só deve convencer seus amigos a utilizá-los também. Veja abaixo quais são algumas dessas opções (e se você souber de outros apps que também não denunciem seus usuários, compartilhe com a gente):

1 – Skype

O Skype já é um velho conhecido das pessoas, compatível com smartphones e tablets com Android, iOS e Windows Phone, além de computadores Windows, Linux e Mac – sendo extremamente popular. O melhor é que através dele também é possível realizar chamadas de voz e vídeos gratuitamente, tudo pela internet. Não há qualquer custo para baixá-lo.

2 – Viber

O Viber (iOS, Android e Windows Phone) também é um app semelhante ao Skype e que pode funcionar tanto nos dispositivos móveis quanto nos computadores, totalmente integrado. Apesar de ele também notificar as pessoas quando elas visualizam as mensagens, você pode alterar as configurações quando desejar e desativar esse recurso – algo que o WhatsApp, pelo menos por enquanto, não oferece. O Viber também é capaz de realizar ligações gratuitamente para números específicos.

3 – WeChat

O WeChat é outro app que não é dedo-duro e que está presente nos mais variados sistemas operacionais, como Android, iOS, Windows Phone, Mac, BlackBerry e Symbian. Como é de costume em serviços do gênero, aqui você também pode compartilhar mensagens de texto, de áudio, de vídeo e imagens. Um dos destaques do aplicativo é oferecer um tipo de armazenamento de mensagens em modo offline.

4 – ICQ

O ICQ é um velho conhecido dos mensageiros, sendo um dos pioneiros do serviço nos computadores. Depois de um longo tempo esquecido, ele foi relançado nos smartphones, assim como nos computadores, e hoje pode ser utilizado no Android, iOS, Windows Phone, Blackberry, Windows, Mac e Linux. Fique tranquilo, pois com ele seus contatos não saberão quando as mensagens foram visualizadas.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Tutorial inserindo CPF no cadastro de usuários do Joomla!

Neste tutorial iremos aprender a inserir um campo do tipo CPF no cadastro de usuários do Joomla, sem alterar o código-fonte “kacking”  do componente com_users e usando regras para validação dos dados digitados.
A ação pode ser considerada simples, mas não se deixe enganar, é potencialmente perigosa se você não sabe exatamente o que está ocorrendo durante o processo.

Plugin Usuário - Perfil
O primeiro passo será habilitar o plugin Usuário – Perfil, que é nativo e vem desabilitado por padrão.  Navegue pelo menu superior Extensões -> Gerenciador de Plugins, busque o plugin Usuário -perfil usando o filtro, é um plugin do tipo “user”  e habilite-o.
Cadastro de usuário via front-end
No front-end do site clique na opção de criar uma conta e observe os vários campos que surgiram. No próprio plugin, na aba “Opções Básicas”, podemos escolher quais os campos serão ou não mostrados. No exemplo, deixarei apenas Endereço 1, cidade e CEP. Observe a imagem abaixo. Após configurar o seu plugin Usuário – Perfil, algo parecido deve ser visualizado.
Cadastro modificado
Vamos preencher o cadastro e efetuar o registro de um usuário fictício, o user 1.
Cadastro do user 1 efetuado com sucesso
CRUD efetuado no Registro
Quando efetuamos o cadastro de um usuário em nosso site, algumas ações de CRUD são praticadas contra o banco de dados.Nessa operação,  interagimos com a tabela #__users que será responsável por armazenar no banco de dados, todas as informações do registro.
Com a habilitação do plugin Usuário – Perfil, passamos a utilizar também,  a tabela #__users_profiles que será responsável por armazenar as informações digitadas no formulário do plugin. Através de um relacionamento entre tabelas, a integridade estará garantida e temos certeza que as informações digitadas no form do plugin, pertencem ao mesmo usuário do form de cadastro padrão do Joomla.
Na imagem abaixo temos as tabelas #__users e #__user_profiles que são afetadas no processo.  A tabela #__user_notes é utilizada quando criamos notas para os usuários e não está no escopo deste tutorial.
Tabelas afetadas
Estrutura das Tabelas
Observe a estrutura da tabela #__user_profiles e perceba que o campo user_id armazena o valor do campo id, chave primária (PK),  da tabela #__users.  O campo user_id da tabela #__user_profiles,  é uma chave estrangeira (FK),  responsável pelo relacionamento entre as tabelas.
Estrutura tabela #__user_profiles

Alterando o manifesto xml do plugin
Vamos trabalhar com a inserção do campo CPF antes do campo Endereço 1 do plugin Usuário – Perfil. Logo, iremos customizar o manifesto xml do plugin, que está localizado em seusite/plug-ins/user/profile/profiles/profile.xml
Manifesto.xml

Abra o arquivo na sua IDE preferida e antes do campo address1 insira o campo CPF de acordo com a imagem abaixo.
Inserindo o cpf no manifesto xml
Perceba as características do campo que foi inserido no manifesto xml do plugin Usuário – Perfil.
Campos no XML x Campos na Tabela
A inserção dos campos criados no manifesto xml, na tabela #__user_profiles, é automático facilitando muito a utilização do recurso por usuários leigos. Uma vez criado o novo campo no arquivo xml, o seu identificador único (id) será a (key) do campo profile_key da tabela. Ex: o campo id=cpf do manifesto xml será identificado na tabela #__user_profiles,  por profile.cpf.
Ainda que em um primeiro momento possa parecer um risco à segurança, permitir que o usuário crie qualquer campo no formulário de registro, vale lembrar que o próprio Joomla! possui várias regras de segurança para impedir ataques, por exemplo do tipo SQL INJECTION, muito utilizados em formulários.
Após inserirmos o campo no manifesto xml, devemos voltar ao front-end para cadastrarmos um novo usuário.
Campo cpf sem tradução


Override de Idiomas para as constantes criadas
Perceba que o campo está disponibilizado no formulário, entretanto, falta traduzir a constante e sua descrição. Faremos isso através de “overrides” ou sobreposição de idiomas.
Navegue pelo menu superior Extensões -> Gerenciador de Idiomas -> Sobreposições. No filtro, escolha Português (Brasil) Site e clique no botão novo. Em constante do idioma cole a constante utilizada no description do manifesto xml. Em texto, digite o seu significado. Faça o mesmo processo para o campo label e clique no botão Salvar e Fechar. Este processo deve ser repetido para todas as inserções efetuadas no plugin.
Na imagem abaixo temos a constante traduzida através de override de idioma.
Constante CPF traduzida

Validação e Autenticação de dados digitados
A validação dos dados digitados no novo campo será garantida por regras existentes ou ainda por novas regras inseridas em diretório específico do site. Em nosso exemplo, usaremos uma regra de validação e Autenticação de CPF criada pelo joomleiro Bruno Batista e disponibilizada sob licença GNU/GPL, em https://github.com/joomlapro/joomla-rules/blob/master/cpf.php
O destaque da regra fica por conta da Autenticação do CPF, ou seja, você precisa digitar um CPF verdadeiro para que o cadastro prossiga.

Utilização da regra de Validação e Autenticação de CPF
1)      Copie (ctrl+c) todo o conteúdo do arquivo cpf.php;
2) Abra sua IDE preferida e altere o manifesto xml do plugin Usuário – Perfil, de acordo com o abaixo demonstrado. As alterações estão em vermelho:
<field
name="cpf"
type="text"
class="inputbox cpf"
id="cpf"
validate="cpf"
description="PLG_USER_PROFILE_FIELD_CPF_DESC"
label="PLG_USER_PROFILE_FIELD_CPF_LABEL"
size="14"
maxlength="14"
/>

3)      crie um novo arquivo em branco;
4)      Cole (ctrl+v),  todo o conteúdo copiado anteriormente; e
5)      Salve com o nome de cpf.php em libraries/joomla/form/rules








Regra para validação e autenticação de CPF

Teste de Cadastro com Validação e Autenticação do CPF digitado
No front-end do site tente cadastrar um novo usuário, sem inserir um CPF válido. Experimente utilizar um CPF qualquer, caracteres do tipo “strings” e tudo o mais o que sua imaginação permitir para observar a regra em ação. Para obter êxito no cadastro, o CPF deve existir e ser digitado no formato: 3nr.3nr.3nr-2nr.  Ex:111.111.111-11
Editando o CPF no back-end do site
O último passo é visualizar se o CPF do usuário está disponível no back-end do seu site Joomla.
Acesse o back-end e navegue pelo menu superior Usuários -> Gerenciador de Usuários -> Editar Usuário. Lembre-se de fazer override para a constante do CPF, observando que o escopo agora é administração e não site.
Campo CPF no perfil do usuário

Campo CPF após override de idioma

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Lâmpada inteligente finge que há gente em casa para afastar ladrões


Já existem vários tipos de lâmpadas tecnológicas no mercado, inclusive no Brasil, agora surgiu um modelo que está em campanha de financiamento cujo foco está na segurança doméstica.

A BeON grava o padrão de consumo dos residentes de uma casa para que, quando estiverem fora, ela seja capaz de reproduzir aquilo e fingir que há alguém no local.

Como geralmente não se acende luzes durante a madrugada, caso alguém toque a campainha neste horário a BeON percebe e começa a acender as luzes, de forma a parecer que alguém virá atender a porta.

A lâmpada é controlada por smartphone e conta com outros recursos interessantes, como a possibilidade de acender mesmo quando acaba a energia na casa e sua forma de desligamento, que ocorre gradativamente, e não de uma vez, como fazem os modelos convencionais.

O produto está no Kickstarter, onde tem 43 dias para arrecadar o total de US$ 100 mil. Até agora já conseguiram US$ 39,2 mil.

Fonte: Olhar Digital