quinta-feira, 14 de maio de 2015

Confira 8 dicas para diminuir o risco de ser hackeado

Manter os dados seguros na internet é uma das principais preocupações de usuários de todo o mundo. Apesar de os hackers se sofisticarem cada vez mais para encontrar maneiras de invadir contas e computadores, grande parte dos ataques acontecem por descuido dos usuários, que muitas vezes diminuem a importância de tomar atitudes seguras.

Confira 8 dicas para diminuir o risco de ser hackeado:

1. Use uma VPN
As redes privadas virtuais (VPNs) são ferramentas bastante poderosas na proteção de informações digitais. O grupo funciona como uma rede dentro de outra rede, como a internet, e permite transmitir dados de maneira segura. O recurso é bastante utilizado em empresas, universidades e países censurados, já que as redes privadas conseguem mascarar o endereço IP.

2. Evite a nuvem
Apesar de se mostrar como um dos meios mais utilizados para guardar e transmitir dados, a nuvem pode não ser tão segura quanto parece. Os vazamentos de Edward Snowden mostram que até as redes mais seguras podem ser invadidas.

3. Não vincule contas
Unir todas as contas da web é uma boa maneira para agilizar o acesso a diversos serviços. Mas a tarefa também pode ajudar hackers a ligarem os pontos e invadir contas vinculadas com um esforço só.

4. Preste atenção nas perguntas de segurança
As perguntas de segurança são boas maneiras para garantir que é realmente o usuário que tenta acessar um serviço. Mas tome cuidado com informações pessoais na hora de escolhê-las. Uma pesquisa simples no Google pode fornecer dados como o nome de solteiro da mãe de uma pessoa.
Em vez de colocar ‘Bob’ como nome do seu primeiro cachorro, tente por exemplo ‘ O mágico de Oz’.

5. Proteja sua rede Wi-Fi
Proteja seu roteador com uma senha difícil e certifique-se de alterar as configurações do roteador. Geralmente os dispositivos vêm com uma senha padrão que costuma ser a mesma.

6. Use somente HTTPS
Essa é uma das dicas mais conhecidas, mas mesmo assim deve ser reforçada: se estiver compartilhando dados sensíveis como seu número de cartão de crédito, verifique se a página é criptografada. O truque é simples: se você não vê um símbolo de cadeado no navegador, não realize nenhuma transação.

7. Ative a autenticação em duas etapas
Pode parecer óbvio, mas nem todo mundo utiliza o recurso. Ativar a autenticação em duas etapas torna bem mais difícil para um hacker invadir sua conta.

8. Escolha uma senha difícil de adivinhar
Lembre-se: a maior parte das pessoas utiliza as mesmas senhas, mesmo acreditando que elas são originais, porque elas são fáceis de lembrar. Utilize letras maiúsculas e minúsculas, números fora de ordem, sinais de pontuação e combinações de palavras.
Fonte: Olhar Digital