sexta-feira, 29 de junho de 2012

Google lança versão do navegador Chrome para iPhone e iPad


Dando seguimento ao seu plano de sobrevivência no iOS, o Google lançou nesta quinta-feira uma versão do seu famoso navegador Chrome para iPhone, iPod e iPad.
O aplicativo usa a mesma estrutura do Safari nativo (como qualquer outro navegador do iOS), mas propõe novas formas de abas e gerenciamento de favoritos. Também permite sincronizar as abas abertas do computador, coisa que o iOS 6 também irá fazer nativamente.
Outra função bem legal é a possibilidade de busca por voz no Google, com o já conhecido reconhecimento vocal que funciona muito bem no Brasil (confira nossos testes anteriores).
O aplicativo Chrome está disponível gratuitamente na App Store (link) e tem versão Universal para iPhone e iPad.


Fonte: Blog do iPhone

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Microsoft lança Windows 8, após 100 mil mudanças,


O Windows 8 representa uma mudança radical de estratégia para a empresa, que tenta recuperar o terreno que perdeu na última década para Apple e Google.

A mudança inclui o fim do famoso botão "iniciar", uma das grandes marcas do Windows.

O desenho de "quadradinhos", os chamados "azulejos", aproxima a navegação dos computadores, com o mouse, e a dos tablets, com os dedos. Mas algumas diferenças permanecem, claro. No tablet, por exemplo, é possível desbloquear o aparelho com uma sequência determinada de toques sobre uma foto, em vez de digitar uma senha.
Julie Larson-Green, vice-presidente de gestão do Windows, fala sobre o Windows 8 em Barcelona

A versão para testes dos consumidores, teve mais de 100 mil mudanças em relação ao modelo mostrado a desenvolvedores em setembro do ano passado na Califórnia. E já está disponível para download, em um site especial da Microsoft .

O novo produto vem acompanhado de um mergulho da Microsoft no mundo dos aplicativos palavra repetida à exaustão durante o lançamento, estrategicamente feito em evento paralelo ao Mobile World Congress, o maior congresso de telecomunicações do mundo, em Barcelona.

A empresa lançou sua própria app store, que emula muito do que consagrou a Apple. Tem avaliação dos aplicativos por um sistema de estrelas e traz uma descrição de cada um. E a Microsoft controla a oferta dos programas nessa sua loja.

"O app é um passo adiante do sistema operacional", disse Steven Sinofsky, presidente da divisão de Windows da Microsoft.

"A loja de aplicativos é uma nova oportunidade para desenvolvedores. O modelo de negócios é favorável como nenhum outro."

O PRODUTO
O Windows 8 terá duas versões principais: uma que funciona com os chips tradicionais da linhagem x86, fabricados pela Intel para computadores pessoais e laptops, e uma nova versão para microprocessadores ARM, que se tornaram o padrão para tablets, smartphones e outros aparelhos portáteis.
A Microsoft afirmou que planeja levar ao mercado, ao mesmo tempo, máquinas acionadas pelas versões ARM e Intel, mas ainda não definiu uma data.
Tela do Windows 8; nova versão do sistema troca ícones estáticos por mosaicos móveis
Em ambas versões, o Windows 8 apresenta uma interface completamente nova, emprestada do que a Microsoft define como estilo "Metro" de seu mais recente software Windows Phone. Isso envolve os "azulejos" que podem ser movimentadas na tela ou pressionadas para acionar aplicativos diretamente.

Esses blocos se atualizam em tempo real e, com isso, o usuário poderá verificar de imediato seus e-mails, mensagens de voz e notificações do Facebook. Se os usuários de PCs e laptops não apreciarem o novo formato, podem voltar ao estilo antigo com um simples comando de mouse.

Fonte: http://folha.com/no1055100

terça-feira, 26 de junho de 2012

Austrália: sem censura desde 2012


Depois de anos enfrentando uma censura estúpida, a Austrália conseguiu, enfim, aprovar uma lei que acaba com a censura aos videogames, colocando a indústria no mesmo patamar onde já se encontravam outras formas de conteúdos multimídia.
Claro que essa notícia não vai dar muito o que falar por aqui, mas, para os australianos é o final de uma luta que dura mais de dez anos, além de que sempre é bom ficar atento a abusos e absurdos, para que nunca ocorram em nossa terra. Filmes, livros e música há muito possuem uma classificação para maiores de 18 anos, restringindo a venda desse material a menores de idade. Mas para os videogames a classificação terminava nos 15 anos.

Os jogos determinados para adultos, encontravam-se numa situação em que era recusada classificação pela Australian Classification Board, entidade responsável pela censura de material no país, efetivamente negando ao jogo o direito de ser vendido em território nacional. A lista de jogos assim proibidos na Austrália é extensa, mas incluem nomes conhecidos como Mortal Kombat e Manhunt. Outros foram banidos e só autorizados depois de alterado o conteúdo de maneira que estivesse de acordo com a censura.
O interessante que um país tão desenvolvido em tantos aspectos ainda tivesse uma lei retrógrada e absurda dessas.
Um viva aos australianos que poderão jogar o que bem entendem. E que a "moda" da censura não apareça mais em lugar algum do mundo.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Esqueça o dinheiro. Windows Phone 8 fará do celular uma carteira

Microsoft apresentou o Wallet, aplicativo que centraliza todos os seus gastos e ainda permite o uso do smartphone como forma de pagamento.

O novo sistema operacional Windows Phone 8, da Microsoft, promete fazer do celular uma verdadeira carteira virtual, reunindo funções de cartão de crédito, débito e de fidelidade. Esse é um dos destaques do novo programa da Microsoft para smartphones anunciado nesta quarta-feira (20/06).
Se o NFC chamou a atenção de todos durante a conferência da Microsoft em relação ao Windows Phone 8, boa parte dessa surpresa está em um recurso específico apresentado pela empresa: o Wallet. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma carteira virtual em que você concentra todas as suas finanças sem ter que andar com dinheiro, cartões de crédito e débito ou algo parecido. Seu celular é a única moeda que você precisa usar.
Isso significa que, mais do que simplesmente centralizar essas informações, você também pode usar seu smartphone para pagar contas, realizar transações financeiras e até mesmo pedir uma pizza. Graças ao NFC, basta um equipamento específico para que as formas de pagamento que usamos hoje se transformem em coisa do passado.
Para isso, no entanto, a Microsoft utilizará um chip SIM diferenciado e que está sendo desenvolvido em parceria com a empresa francesa Orange. A necessidade desse novo componente visa exatamente ampliar a segurança do consumidor durante cada transação. Prova disso é que, se você trocar o aparelho, não será tão simples resgatar os dados do chip — algo pensado exatamente para evitar clonagem e outros casos de roubo de informação.
Além disso, o Wallet também vai trazer outras aplicações de comércio eletrônico, permitindo que você possa acompanhar todas as compras em um único lugar. Como pôde ser visto durante a apresentação, algumas das principais parceiras da Microsoft nesse aspecto são a Delta AirLines — que também permite a utilização de milhas aéreas — e a Fandango Tickets.
Já para os apaixonados por promoções, a empresa prometeu que a interface da carteira virtual trará também uma área destinada apenas a ofertas, mostrando quais lojas das redondezas oferecem preços especiais para os proprietários do Windows Phone 8.




quarta-feira, 13 de junho de 2012

A internet 4G vem aí. Mas o que preciso saber sobre ela?

Nova rede de internet móvel está prestes a chegar ao Brasil. Saiba um pouco mais sobre ela antes de assinar qualquer contrato.

O assunto da semana no mundo da tecnologia no Brasil não poderia ser outro se não a chegada da tão aguardada conexão 4G. O leilão de frequências foi realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última terça-feira, 12, e estamos a apenas um passo de termos internet móvel de alta velocidade em nossos aparelhos.
Mas o que isso significa? Apesar de a euforia em torno da novidade ser enorme, muita gente ainda não sabe do que se trata ou quais são as diferenças do novo formato em relação ao tradicional 3G. Se você ainda tem dúvidas sobre o que esperar da sua próxima internet, saiba um pouco mais sobre ela antes de assinar qualquer pacote de dados que aparecer na sua frente.

Afinal, o que é o 4G?

Como o próprio nome sugere, a internet 4G é a quarta geração de telefonia móvel, sendo a sucessora (óbvia) do 3G. No entanto, mais do que trazer uma simples progressão numérica, temos uma evolução significativa em termos práticos, principalmente na velocidade.
Enquanto a conexão-padrão oferecida hoje tem um limite de 14,4 Mbps — embora quase nunca chegue a esse nível —, a nova tecnologia é capaz de oferecer até 20 Mbps. E não se trata de um valor teórico, pois vários países em que o 4G está disponível já chegaram nessa faixa de transferência de dados.
 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Como é de se imaginar, esse salto vai trazer muitos benefícios ao usuário, que poderá se conectar a seus sites favoritos de maneira muito mais rápida. Nos tablets e smartphones, os serviços de streaming também serão acessados com muito mais qualidade.

Quando vou poder utilizar?

Calma, não corra para a loja mais próxima ainda! O leilão da Anatel foi realizado ontem, então não adianta nada você tentar assistir a um vídeo do YouTube na esperança de ver a barra de carregamento se completar em poucos segundos. Será preciso esperar mais um pouco para que isso aconteça.
A previsão é que as primeiras redes 4G comecem a funcionar em meados de abril de 2013 e em apenas algumas capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza. Outras cidades, como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Natal, Manaus e Cuiabá só receberão a tecnologia no final do ano.
 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Além disso, não é porque o município receberá a nova conexão que ela estará disponível em todos os bairros. Se nem mesmo o 3G tem uma abrangência completa, ainda teremos de esperar um pouco mais para que o 4G saia das regiões centrais e chegue a localidades um pouco mais afastadas.
Em relação às demais capitais brasileiras, a estimativa é de que a cobertura seja concluída até maio de 2014, assim como em outras cidades com mais de 500 mil habitantes. Com isso, o Brasil estaria pronto para receber turistas com equipamentos de alta velocidade na Copa do Mundo.
A ideia é que, até dezembro de 2017, todas as cidades com mais de 30 mil habitantes já tenham, pelo menos, uma opção de operadora com o novo sinal de internet móvel. Em 2019, todo o território já deverá estar sendo atendido pelo formato.

Preparando os bolsos

Sabendo disso, avisamos com antecedência: guarde seu dinheiro desde já. Se você é um dos loucos por novidades e quer ser um dos primeiros a desfrutar do poderio do 4G, saiba que será preciso desembolsar uma quantia um pouco salgada para ser um dos “colonizadores” da tecnologia. Em entrevista ao jornal Metro, o presidente da Claro, Carlos Zantena, disse acreditar que os primeiros a adquirir o serviço devem ser membros das classes A e B.
Prepare-se para trocar de celular! (Fonte da imagem: ThinkStock)
Além disso, será preciso atualizar seu aparelho caso queira aproveitar a nova velocidade. Como nem todos os celulares e smartphones são compatíveis com a rede, será preciso um investimento inicial considerável. Entre os equipamentos que já suportam o formato, temos o Samsung Galaxy S3 e o Nokia Lumia 900, cujas versões 4G ainda não estão disponíveis no país.

Produtos importados vão funcionar?
E se você está com viagem marcada para o exterior e quer aproveitar para trazer um desses telefones para o Brasil, é melhor pesquisar bem. As frequências utilizadas pelas operadoras internacionais são diferentes daquelas que foram leiloadas pela Anatel.
Por isso, antes de fazer qualquer compra, tenha sempre em mente as faixas disponíveis em nosso país para não ter nenhuma decepção mais tarde. O padrão estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações é de 2,5 GHz, enquanto a frequência de aparelhos norte-americanos varia entre 700 Mhz e 2,1 GHz — em outras palavras, aquele seu lindo novo iPad importado não aproveitará toda a velocidade possível.
Essa diferença acontece porque a faixa entre 700 e 800 MHz é ocupada no Brasil pela TV analógica, e sua liberação só deve acontecer após 2016, quando a Anatel acredita que o sinal da televisão digital for considerado padrão.

Fonte: INFOMetro (PDF)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Gene Munster reitera que televisor da Apple já é realidade


Apoiador de longa data da ideia de uma “iTV”, o analista Gene Munster, da Piper Jaffray, reiterou ontem mais uma vez que não acha que o produto é mais uma questão de se será feito, mas sim de quando será lançado, porque já é uma realidade.
Segundo Munster apurou, a interface do televisor será um dos seus principais diferenciais perante a concorrência. O software daria acesso facilitado a apps e games, bem como teria a assistente Siri integrada, assim como acesso a iCloud, AirPlay e chamadas pelo FaceTime. TV em 3D HD sem óculos e tela multi touch screen.
apple_iTV
Para o analista, a “iTV” deverá ter versões de 42 a 55 polegadas, com preços variando de US$1.500 a US$2.000 — o que deverá aumentar as receitas anuais da Apple em 4-8%, segundo as previsões dele.
A expectativa é que o produto seja anunciado até o final deste ano, chegando ao mercado no início de 2013.

Fonte: blogiphone

Rapaz é condenado por agressão após se gabar no Facebook


O inglês Michael Ruse, acusado de agressão, se expôs desnecessariamente na rede social momentos antes do júri decidir seu veredicto. Foto: Reprodução
O inglês Michael Ruse, acusado de agressão, se expôs desnecessariamente na rede social momentos antes do júri decidir seu veredicto
Foto: Reprodução
Um rapaz acusado de agressão física foi condenado logo após se gabar aos amigos através do Facebook, dizendo que conseguiria se safar da pena, momentos antes de o júri dar o veredicto. De acordo com o jornal Daily Mail, Michael Ruse, 21 anos, estava em julgamento na corte de Portsmouth, na Inglaterra, junto ao amigo Terry Reeve, por terem agredido o pai de Reeve com taco de baseball.
Uma reprodução impressa das atualizações de Ruse sobre o caso em seu perfil do Facebook, foram enviadas anonimamente ao tribunal, constituindo provas que mudaram seu fundamento de culpa.
Mesmo após ser condenado, ele acessou a internet para chamar o juiz do caso de "metido" - apenas algumas horas antes de receber sua sentença. Um pouco antes do júri ser enviado para elaborar o veredicto, o rapaz publicou uma atualização de status no Facebook onde dizia: "mais uma semana no tribunal".
Quando questionado por um amigo sobre o caso, ele respondeu: "eu acho que vou me livrar dessa, para ser honesto". Ruse, que se identificava na internet usando o nome Michael Miles, ainda acrescentou que o caso "parecia bom" para o lado dele.
Depois que as evidências coletadas no Facebook chegaram à corte, o rapaz terminou por admitir a acusação de agressão com dano físico.
Terra
 

Eletrônica transparente quer levar painel para o pára-brisas do carro


Eletrônica transparente quer levar painel para o pára-brisas
Detalhe da tela quase flexível, cuja transparência é melhor observada nos protótipos abaixo. [Imagem: Uninova]

Painel no pára-brisas
Pesquisadores europeus apresentaram os resultados de um projeto que pretende levar as informações dos painéis dos carros para os pára-brisas.
O conceito envolve uma folha de plástico flexível transparente, contendo todos os circuitos eletrônicos necessários para mostrar as informações.
Esse plástico transparente seria aplicado sobre o pára-brisas e conectado aos circuitos do carro.
Ao contrário de outros projetos de telas flexíveis - e de todo o esforço por trás daEletrônica Orgânica - o grupo se concentrou na transformação de óxidos inorgânicos em componentes eletronicamente ativos.
A tela flexível e transparente foi construída com um filme cerâmico, à base óxidos cujas partículas têm poucos nanômetros de diâmetro, o que os torna basicamente transparentes.
Contudo, esses óxidos são a base para LEDs orgânicos, os verdadeiros responsáveis por mostrar as informações.
Brilhante mas pouco flexível
Embora já existam no mercado sistemas que projetam informações de velocidade e outras, o brilho dos LEDs orgânicos superou até mesmo o brilho de alguns painéis tradicionais, daqueles que se precisa abaixar os olhos para olhar.
O protótipo já apresenta um excelente nível de transparência, embora ainda não seja flexível o suficiente para ser aplicado sobre o vidro.
É também difícil afirmar qualquer coisa sobre o custo de fabricação dessas telas, mesmo em escala industrial, devido à dificuldade de processamento dos óxidos - um dos grandes trunfos da eletrônica orgânica é o baixo custo de fabricação.
Por outro lado, mesmo não sendo totalmente flexível, a tela pode encontrar utilidades em outras áreas, como em vitrines capazes de mostrar anúncios, por exemplo.
O projeto Multiflexoxides teve a participação do Instituto Uninova, de Portugal, da VTT (Finlândia) e da Fiat (Itália).

Fonte:Redação do Site Inovação Tecnológica

Medidas de segurança do Windows 7


A Microsoft fez alterações significativas na maneira de proteger o kernel do sistema operacional Windows e adicionou um número de novos controles de segurança quando da transição do Windows XP para o Windows Vista. Com o Windows 7, muitos desses controles de segurança são aprimorados e há várias novidades.

Muitos usuários ainda usam o paleozóico Windows XP, que completou 10 ANOS (sim, UMA DÉCADA) no mercado há algumas semanas, achando que ele é “suficiente” em termos de segurança. Estes usuários instalam as versões mais atuais dos navegadores no Windows XP e acham que ficam protegidos com isso. Nada mais ilusório: de nada adianta colocar um navegador moderno em um sistema operacional que não suporta modo protegido e muitas outras novidades importantes contra as ameaças modernas. Abaixo estão algumas informações  relativas à segurança do Windows 7:

1. ASLR (Address Space Layout Randomization) e a DEP (Data Execution Prevention): ASLR torna mais complicado para os atacantes determinar onde funções fundamentais do sistema operacional residem na memória, e o DEP impede ataques de estouro de buffer nas áreas de armazenamento que destinam-se especificamente para dados. Isso significa que bibliotecas (DLL) são carregadas em endereços de memória aleatórios cada vez que você iniciar o sistema. A tradução disso para o internauta é que muitos vírus e trojans não funcionam no Windows 7 por causa disso, pois  muitas vezes eles dependem de arquivos específicos carregados em certos locais de memória - e esta tecnologia impede que  o  código malicioso funcione adequadamente. Além disso, o DEP do Windows 7 protege o Internet Explorer e outros serviços essenciais do Windows que não estavam protegidos no Windows XP.

2.  No Windows 7, a Microsoft incluiu a capacidade de criptografar dados com BitLocker em pendrives USB. Isso permite que arquivos importantes nos pendrives estejam seguros se este for perdido ou roubado, pois ninguém terá acesso a eles. Isso não existe no XP.

BitLocker permite proteger HDs fixos e pendrives USB

3.  O lançamento do Internet Explorer 9 tornou evidente que a Microsoft está levando muito a sério a segurança do navegador: ele inclui uma nova proteção chamada SmartScreen, uma filtragem de URL de anti-phishing/anti-malware incorporada ao navegador, que bloqueia sites falsos e ajuda a proteger os usuários. Além disso, o IE9 destaca o domínio real da URL em negrito na barra de endereço, evitando que o internauta seja enganado. Com isso, um site que tente se passar por um site de banco aparecerá por exemplo como www.banco.site.com.br/conta-corrente ao invés de www.banco.com.br/conta-corrente - e o internauta saberá que o domínio (URL) não é banco.com.br, e portanto o site não é do banco.

4. Firewall do Windows. O Firewall do Windows é uma área onde a Microsoft percorreu um caminho longo na sua tentativa de incorporar proteção de firewall pessoal em um sistema operacional original. Uma das principais queixas sobre o Windows XP é que o firewall é apenas restrito o tráfego de entrada e não prevê qualquer mecanismo de bloqueio ou filtragem de tráfego de saída. 
A Microsoft abordou o tema de forma equilibrada no Windows 7. Ele funciona perfeitamente para o internauta comum, protegendo-o contra ataques externos. 

5. O UAC (User Account Control) é um controle auxiliar de segurança que evita que programas que efetuam modificações no sistema operacional entrem em execução sem consentimento do usuário. Ele não é realmente uma função de segurança em si, mas sim de privilégios, definindo quais funções o usuário pode executar livremente e quais devem obter permissão para isso. Essa função é excelente quando o computador é utilizado por mais de um usuário.


Com o UAC, você precisa confirmar algumas ações

O Windows 7 apresenta uma série de recursos novos de segurança que não estão presentes no Windows XP. Além disso, aplicações de segurança são muito mais efetivas na proteção dos usuários que rodam Windows 7 do que Windows XP. 

Além da segurança, há uma série de outros benefícios ao usar o Windows 7:
- 64-bits, permitindo o uso de mais de 4GB de memória RAM
- Uso de discos rígidos de 3TB ou maiores
- Suporte a placas-mãe recentes com UEFI (evolução da BIOS)
- TRIM em discos rígidos SSD (essa tecnologia aumenta a performance e vida útil desse tipo de disco)
- Drivers protegidos: se o driver de vídeo trava por qualquer motivo, o Windows 7 continua funcionando normalmente, enquanto o Windows XP reinicia o computador
- Desfragmentação automática e outras tecnologias que agilizam o funcionamento do Windows 7
- Menos serviços rodando em memória = mais memória RAM para o usuário
- Suporte a discos virtuais (VHD), etc ...