Se você gosta de cinema e de animações, já deve ter ouvido falar em filmes como A Fuga das Galinhas e A Noiva Cadáver. Esse tipo de trabalho usa a técnica conhecida como stop motion, na qual bonecos ou personagens feitos com massinha ganham vida graças à captura de várias fotos -- exibidas em sequência, elas dão a ideia de movimento.A técnica, que também tem sido utilizada em muitos vídeos publicados na internet, pode ser colocada em prática facilmente, com um smartphone e aplicativos específicos, como o iMotion HD, que tem versão gratuita para iPhone e iPad.
O programa permite capturar imagens em alta resolução -- com até 1.280 x 720 pixels (basta girar o equipamento para o modo retrato) -- de forma automática ou quando o usuário achar melhor. Para começar, basta escolher entre manual e time-lapse (disparos automáticos, com tempo que varia de um segundo a uma hora).
Um recurso que vale utilizar é o onion skin, para dar a impressão de movimentos suaves. Ele coloca a última cena capturada na tela, de forma transparente, para que o usuário mantenha o objeto próximo dela (espaços grandes entre as imagens deixam o filme truncado).
Se sua mão aparecer em uma cena do filme (isso é comum quando o aparelho está configurado para fotos automáticas), não se preocupe. Na área de ferramentas é possível apagar o frame (quadro) desejado.
Terminado o trabalho, o usuário pode exportar para a biblioteca do smartphone ou enviar para sua conta no Facebook. A versão completa (que custa cerca de R$ 4) também permite mandar o filminho por e-mail ou para o YouTube diretamente do aplicativo.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário