segunda-feira, 22 de julho de 2013

Por que a capacidade do HD e da memória RAM está diferente?

Muitas pessoas, especialmente na aquisição de um equipamento novo no qual os discos rígidos e as memórias são de maior capacidade, acabam se perguntando por que o Windows mostra um tamanho menor do que (supostamente) deveria para estes componentes.
No caso do disco rígido, a resposta para esta questão é simples: a diferença está nos padrões de medida utilizados para quantificar essa capacidade. Para saber a capacidade real de seu disco rígido, é necessário verificar se a unidade de medida que foi utilizada para representar sua capacidade estava em base binária ou decimal.

Como assim?


Para exibir unidades de capacidade de armazenamento, dois sistemas numéricos podem ser usados: o binário, cujo valor de um kilobyte é igual a 1.024 bytes, e o decimal, no qual um kilobyte é igual a 1.000 bytes. Para ilustrar melhor, veja a tabela comparativa de unidades abaixo:

UnidadePotência BináriaValor BinárioPotência DecimalValor Decimal
Kilobytes (KB)2101.0241031.000
Megabytes (MB)2201.048.5761061.000.000
Gigabytes (GB)2301.073.741.8241091.000.000.000
Terabytes (TB)2401.099.511.627.77610121.000.000.000.000

O padrão adotado pelos principais fabricantes para representar a capacidade de armazenamento é o sistema decimal. Apesar de se ter mais bytes no sistema binário, a representação no sistema decimal de um GB mostra uma capacidade maior.
Por exemplo, em um disco rígido de 10,24 GB podem ser mostrados somente 9,85 GB; 80 GB de espaço (em notação decimal) equivale a 74,51 GB em base binária. E quanto maior a capacidade, maior será essa diferença.
Por que a capacidade do HD e da memória RAM está diferente?
Outra possível causa para isso é existirem partições no disco rígido com dados não alocados. Para verificar essa possibilidade, acesse o seguinte caminho: Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador > Gerenciamento de disco. Nessa tela, será exibida a capacidade exata do seu disco, inclusive as partições.


E no caso da memória RAM?


Quando o assunto é a memória RAM, pode haver mais de um motivo para isso. Um deles pode acontecer caso você utilize uma placa de vídeo integrada (on board), pois ela consome a capacidade de memória especificada para esse componente diretamente da memória RAM do computador.
Por que a capacidade do HD e da memória RAM está diferente?
(Fonte da imagem: Intelligenceunited)
No caso de uma memória RAM com tamanho de 4 GB, em algumas versões do Windows (quando em relação a um sistema operacional de 32-bits), o máximo suportado é de 3,25 GB. Portanto, o sistema não consegue utilizar toda a capacidade instalada, reconhecendo seu valor máximo.


Fonte: Tecmundo

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Vigilância dos EUA ameaça a confiança na computação em nuvem

Se Julian Assange do Wikileaks causou um enorme mal estar entre os governantes de várias nações devido ao vazamento de troca de correspondências confidenciais americanas, os dados vazados por Edward Snowden da National Security Agency – NSA foram muito além de constrangimentos governamentais afetando de forma direta a confiança dos usuários e empresas nos serviços de computação em nuvem prestados por empresas americanas, um prejuízo que está por vir e dificilmente será revertido.
Vigilância dos EUA ameaça a confiança na computação em nuvem
A voz de desconfiança sobre os prestadores de serviços de computação em nuvem norte-americanos começam a pipocar por todos os lados do planeta, na semana passada o ministro do Interior Hans-Peter Friedrich da Alemanha que é o oficial de segurança superior do país, advertiu pessoas e empresas preocupados com a privacidade para não utilizarem os serviços de informática de empresas baseadas nos Estados Unidos, segundo a Associated Press.

Vigilância dos EUA ameaça a confiança na computação em nuvem

Durante a ORGCon2013 o especialista em privacidade Caspar Bowden alertou os cidadãos europeus para não usarem serviços de nuvem hospedados nos EUA por suspeitas de espionagem. Ele disse que as leis americanas de vigilância cibernética permitem que as agências de inteligência acessem os dados de propriedade de cidadãos não americanos armazenados em servidores de computação em nuvem gerenciados por empresas dos EUA.
Ivo Opstelten ministro da justiça holandês havia afirmado em 2011 que provedores americanos de serviços de computação em nuvem poderiam ser excluídos das licitações do governo holandês devido às exigências do Patriot Act. Ele mais tarde alterou sua decisão, dizendo que era um conflito de legislação que inicialmente deveria ser resolvido entre governos mas ficou a sinalização clara para as empresas privadas não arriscarem seus negócios com provedores de serviços de nuvem americanos.
Vigilância dos EUA ameaça a confiança na computação em nuvem
O espectro de dúvida sobre a segurança dos dados na nuvem já custou negócios de empresas dos EUA no exterior. No final de 2011 a empresa aeroespacial britânica BAE Systems  cancelou seus planos de usar o Microsoft Office 365 devido a preocupações de privacidade de dados, de acordo com a publicação Computer Weekly. Empresas canadenses de prestação de serviços de saúde também evitaram a nuvem por medo de que dados sobre o estado de saúde de seus pacientes colocados nos servidores em nuvem gerenciados por empresas norte-americanas sejam examinados pela NSA de acordo com o Ars Technica.
As revelações feitas por Edward Snowden representam uma ducha de água fria para Microsoft, Google, Facebook, Amazon ou qualquer outra empresa de tecnologia com presença global que está lutando para ganhar posições no crescente mercado de serviços de computação em nuvem. Embora algumas delas estejam tentando demonstrar transparência de seus atos publicando “relatórios de conformidade” a cada dia que passa vêm a público novas revelações sobre a colaboração dessas empresas com as agências de vigilância americanas, fatos que prejudicam de forma irreparável  a credibilidade sobre a segurança e privacidade dos serviços de computação em nuvem.
Essas empresas terão que achar uma forma de salvar suas reputações depois deste festival de denúncias sobre a entrega de informações de clientes para as agências de vigilância americanas.   Agora elas deverão redobrar seus esforços para dissipar as desconfianças com a segurança e privacidade dos dados armazenados em nuvem, uma tarefa nada fácil. Os clientes possuem apenas um indicador objetivo até o momento…… 
SORRIA, você está sendo vigiado!!!!
Fonte: baboo

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como identificar o tipo de memória do seu computador

Como identificar o tipo de memória do seu computador
Muitos usuários ficam com uma pulga atrás da orelha quando pensam em comprar peças novas para seu computador, para fazer um upgrade nele, pois existem várias características desse componente que devem ser levadas em consideração. Mas abaixo mostraremos como identificar o tipo de Memória RAM utilizada pelo seu computador.

Saiba identificar o tipo de memória

O programa que utilizamos é o CPU-Z. Depois de instalá-lo no computador, basta abri-lo e na janela que aparecer, escolher a aba SPD. Nela estarão todas as informações da memória utilizada.
Como identificar o tipo de memória do seu computador
Logo no topo estará se sua memória é DDR1, DDR2 ou DD3, por exemplo. Abaixo estará a potência dela (na imagem acima, 2048 MBytes, que é igual a 2 GB). Você também verá a empresa fabricante (no caso a Kingston), o serial e, no quadro Timings Table, dados do desempenho, como latência e frequência utilizada.
Caso você tenha dois slots (pentes) de Memória RAM, você terá, no topo da tela, à esquerda deDDR1/2/3, a opção de alternar entre elas. Abaixo você pode conferir as informações do segundo slot de memória presente no computador utilizado para as demonstrações.
Como identificar o tipo de memória do seu computador
Informações do PC
Nas demais abas do CPU-Z você encontra mais informações sobre o computador. Em CPU, por exemplo, você pode ver nome e especificações do processador, além da voltagem da máquina, dentre outras informações.
Como identificar o tipo de memória do seu computador
Já na aba Graphics são exibidos os dados sobre a GPU do computador, enquanto em Mainboard é possível ver informações como a fabricante da placa mãe (no caso a brasileira Positivo Informática), o modelo dela e especificações da BIOS do PC.
Como identificar o tipo de memória do seu computador
Para quem quiser carregar o CPU-Z dentro o pendrive, existe a versão portátil. Outra opção de software para fazer esse checkup de informações sobre sua Memória RAM é o AIDA64, no entanto este programa não é gratuito (mas você pode utilizá-lo por um período de testes). Quem não quiser instalar nenhum software para colher essas informações pode acessar o site HWiNFO.