Para isso usaremos um programa chamado Duplicati.

Criando as contas de armazenamento nas nuvens

Primeiramente recomendamos que crie sua conta em um ou mais serviço de armazenamento nas nuvens abaixo, que são compatíveis com o Duplicati:

Instalando o Duplicati

Acesse o site http://www.duplicati.com/ e baixe a última versão disponível do programa.
Agora basta instalar o programa. Se a mensagem “The .NET Framework 2.0 must be installed ()” aparecer, será necessário instalar a versão no .NET 2.0 ou superior. Você a encontra aqui: http://www.microsoft.com/en-us/download/confirmation.aspx?id=6523
Setup do duplicati

Assistente de configuração do Duplicati

Na primeira vez que abrir o programa Duplicati, irão aparecer as seguintes opções:
  • Configurar um novo backup: Caso queira gerar e armazenar um backup novo;
  • Restaurar arquivos de um backup: Caso queira baixar o backup gerado e restaurar apenas alguns arquivos que selecionar;
  • Restaurar configurações de uma instalação anterior Duplicati: Se você já usou u Duplicati  alguma vez, poderá usar as mesmas configurações para gerar novos ou backups
Neste caso, como estamos utilizando pela primeira vez, iremos selecionar a primeira opção “Configurar um novo backup”.
Bem vindo ao Duplicati
Agora coloque o nome do seu backup. É possível também adicionar diretórios (grupos) para organizar seus backups. Mas isso é opcional.
nome do backup
No próximo passo, selecione os arquivos ou diretórios que deseja colocar em seu backup. Na primeira opção temos o grupo “Meus documentos”.
Selecionando os arquivos para backup
Ou então você pode selecionar o grupo “uma pasta específica” e selecionar os diretórios onde estão seus arquivos importantes para o backup.
pastas arquivos duplicati
Coloque uma senha para que o backup fique protegido caso alguém consiga acesso a sua conta dos servidores onde estará armazenado. Você não poderá esquecer esta senha de jeito nenhum, pois senão não poderá recuperar seu backup. A criptografia deixe coo está.
Senha do backup
Escolha o destino do seu backup. Você pode escolher “Baseado em arquivo” para gerar um backup em seu computador e depois enviar para alguma unidade física externa (HDs externos, pen drivers, cartões, etc), “Baseado em FTP” para enviar há algum servidor de FTP ou disco virtual ou então um dos serviços nas nuvens disponíveis e que tenha conta. No caso eu escolhi o Skydrive pois tenho conta lá.
Onde será armazenado os backups
No passo de “Backup storage options” você deve colocar os seguintes dados e fazer a seguinte sequencia:
  1. Colocar os dados de usuário (Passport Username) e senha (Passport Password);
  2. Colocar o nome do diretório onde deseja armazenar no servidor. Neste caso eu coloquei meu-backup.
  3. Clique no botão “Test Connection” para poder testar a conexão com o servidor e verificar se os dados de acesso estão correto. Se der erro verifique se sua conexão a internet está certa e os dados de login estão corretos.
  4. Clique no botão “Create folder” para poder criar a pasta no servidor onde ficará o backup.
Backup storage options
Na janela “Configurações avançadas” você não precisar marcar as outras opções a não ser que seja um usuário avançado ou queira fazer algumas modificações. Recomendamos que deixe como está e clique em “Próximo”.
Mas caso escolha alguma destas opções elas servem para:
  • Selecionar quando e com que frequência os backups devem ser executados: configura a frequência e data em que o backup deve ser executado e renovado;
  • Selecione quando os backups antigos devem ser removidos: Serve para manter uma determinada quantidade de backups no servidor a fim de não sobrecarregar o espaço no mesmo. O padrão é 4.
  • Configure limites, assim como tamanho e banda: Você poderá configurar limites de quantidade de dados, upload e outros. Ideal caso sua conta de internet seja limitada em banda;
  • Modificar filtros que controlam quais arquivos são incluídos no backup: Você poderá filtrar arquivos fazendo com que apenas os de terminadas extensões ou tipos sejam incluídos no backup;
  • Alterar opções manualmente: Esta é apenas para usuários muito avançados e que desejam configurar a fundo o programa Duplicati.
  • Incluir configuração atual do Duplicati no backup: Faz com que o programa armazene as informações de configurações que fez atualmente para os próximos usos do programa
Configurações avançadas
Na janela “Pronto para adicionar backup” você deve marcar “Executar backup agora” e em seguida clicar em “Finalizar” para que o programa possa gerar o backup e também enviar para o local determinado.
Adicionando backups
Você pode ver o andamento da geração do backup e também o envio dos arquivos, clicando duas vezes no ícone que fica perto do relógio.
Processando o backup
O processo pode demorar conforme a quantidade de dados selecionados. Mas ao acessar sua conta no servidor de armazenamento em nuvens, poderá ver que os backups estarão lá.
Skydrive backup