quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Cientistas usam nanotecnologia para tentar curar câncer





Parece uma cena de ficção científica - um exército de robôs minúsculos viajam em torno de um corpo humano, caçar tumores malignos e destruí-las a partir de dentro.
Mas a pesquisa na Nature Communications today na Universidade da Califórnia Davis Cancer Center mostra a perspectiva de que ser um cenário realista pode não estar longe. Progresso promissor está sendo feito no desenvolvimento de uma nanopartícula anti-tumor multiuso chamado "nanoporphyrin" que pode ajudar a diagnosticar e tratar o cancro.
O câncer é maior causa de morte do mundo. Em 2012, cerca de 14,1 milhões de novos casos de câncer foram diagnosticados e cerca de 8,2 milhões de pessoas morreram de câncer em todo o mundo.
Este ano, o câncer ultrapassou as doenças cardiovasculares para se tornar a principal causa de morte na Austrália; 40.000 australianos morreram em conseqüência de câncer no ano passado. Não é à toa que os cientistas explorar toda a tecnologia possível de forma eficiente e segura de diagnosticar e tratar a doença.
A nanotecnologia é uma dessas tecnologias revolucionárias contra o câncer.
Nanotech: um grande negócio
Um nanômetro é uma pequena unidade de comprimento, apenas um bilionésimo de um metro. Nanotecnologia olha para construir incrivelmente pequenos, estruturas de nível nano para diferentes funções e aplicações.
Uma tal aplicação baseado em nanopartículas é o desenvolvimento da tecnologia de diagnóstico preciso e seguro do câncer, o tratamento do tumor eficaz. O único problema é nanopartículas devem ser adaptados para trabalhos específicos. Eles podem ser demorado e caro para pesquisar e construir.
Então como é que as nanopartículas funciona? Eles podem ser feitos com componentes inorgânicos ou orgânicos. Cada um tem propriedades diferentes:
  • Nanopartículas inorgânicas, muitas vezes têm propriedades únicas que as tornam úteis em aplicações como sondas fluorescentes e magnéticos diagnósticos de tumor de ressonância;
  • Nanopartículas orgânicas "macias" são os melhores transportadores de entrega de drogas para o tratamento de tumores, devido à sua biocompatibilidade, aptidão para ser quimicamente a sua capacidade de carga de droga e modificado. Alguns nanomedicamentos "soft" orgânicos, incluindo Genexol-PM (micelas poliméricas carregadas com paclitaxel), Doxil (doxorrubicina lipossomal) e Abraxane (carregada com paclitaxel albumina sérica humana nanoaggregate) foram aprovados ou estão em ensaios clínicos para o tratamento de cânceres humanos.
A nova nanopartícula orgânica - nanoporphyrin é apenas 20-30 nanômetros de tamanho - pode fazer tudo isso o maior desafio dos pesquisadores tem sido justamente construir uma nanopartícula que integre as funções de diagnóstico e combate, mas os pesquisadores estão otimistas. Se conseguirem, a técnica pode se tornar a melhor opção para o tratamento de câncer, sem as agressões de uma quimioterapia e com mais chances de recuperação.

Fonte: phys.org

Recuperando senha de admin no Ubuntu 12.04

Já vi usuário do VOL aperreado, porque esqueceu/perdeu a senha de administrador do sistema. 

Por padrão, o Ubuntu não oferece a criação de senha de root. A senha de administrador é a senha do usuário. 

Essa dica é para mostrar como recuperar essa senha no Ubuntu. Basta entrar no modo de segurança e mudar/criar a senha. Só isso. 

Para entrar no modo de segurança: 

1. Pressione: Shift antes da inicialização do sistema.
2. Quando abrir o GRUB, tela para escolher o sistema, escolha a opção que diz: modo de recuperação (recovery mode) 

Na próxima tela, escolha a opção: root 

Execute o comando: 

# mount -rw -o remount / 

Para obter permissão de leitura e escrita no sistema. 

Em seguida, execute: 

# passwd nome-do-usuário 

Exemplo: 

# passwd xerxeslins 

Coloque a nova senha, duas vezes. 

Vai aparecer a mensagem: password updated successfully 

Reinicie o sistema e seja feliz. 

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

No futuro, robôs farão todo o trabalho – para o bem ou para o mal

Drone
Getty Images
Os robôs e os dispositivos de inteligência artificial, como "drones" para entregas em domicílio ou carros que se dirigem sozinhos, vão fazer o trabalho de muita gente, o que representará uma mudança de paradigma, cujos benefícios os especialistas ainda não sabem como avaliar.
Especialistas consultados pelo centro de pesquisas Pew preveem que, até 2025, haverá um protagonismo cada vez maior de veículos autônomos, "drones" distribuidores, operários robóticos, aplicativos telefônicos que substituem muitos auxiliares e até algoritmos jornalísticos.
Mas não concordam que esses avanços tecnológicos serão realmente úteis: 48% dos consultados na pesquisa do Pew afirmaram que os robôs farão o trabalho normalmente executado pela base da pirâmide e que isso poderá aumentar a desigualdade de renda.
Já uma pequena maioria considerou que, à medida que a tecnologia se encarregar das tarefas indesejáveis, essa mudança vai gerar novas formas de trabalho humano. O informe não se baseia em uma pesquisa aleatória, mas em uma consulta opcional com especialistas no tema, ou personalidades vinculadas a certas organizações. A consulta foi feita entre novembro de 2013 e janeiro de 2014.
O diretor do Projeto de Pesquisas de Internet Pew, Lee Rainie, disse que os especialistas veem "um deslocamento acelerado do tipo de trabalho que pode ser feito de forma mais eficiente e otimizando os custos", por intermédio dos robôs.
Esse deslocamento significará "uma transformação da mão-de-obra, especialmente nos campos do transporte, da comida rápida e da medicina, e uma emancipação dos empregos monótonos, o que permitirá às pessoas definir seu trabalho de uma forma mais positiva e socialmente mais benéfica".
Rainie comentou, porém, que muitos pensam que isso levará a "um encolhimento da classe média e à expansão das filas de desempregados".
A automação é o 'Voldemort' do emprego
"A automação é como (o vilão da série "Harry Potter") Voldemort: uma força assustadora, cujo nome ninguém se atreve a dizer", disse Jerry Michalski, fundador do Relationship Economy eXpedition, centro de estudos de executivos corporativos.
"Quem ganha a corrida entre a automação e o trabalho humano é a automação e, enquanto nós, seres humanos, precisarmos de dinheiro para pagar o aluguel ou a hipoteca, iremos ficando de fora do sistema à medida que essas mudanças acontecerem", acrescentou.
Stowe Boyd, líder cientista da GigaOM Research, disse que o crescente uso de veículos autônomos substituirá uma parte importante dos trabalhos feitos pelos humanos, como motoristas de ônibus, caminhões e táxis. "Grande parte da população mundial ficará fora do mercado de trabalho. Viverá desempregada, ou será beneficiada pela drástica redução dos custos dos bens para subsistência", afirmou.
"A questão central em 2015 será: para que servem as pessoas em um mundo que não precisa de sua mão-de-obra e onde só uma minoria será necessária para comandar uma economia baseada nos robôs?", questionou.
Justin Reich, do Centro Berkman para a Internet e a Sociedade da Universidade de Harvard, acredita que os robôs e a inteligência artificial "substituirão cada vez mais os trabalhos rotineiros, inclusive as rotinas complexas realizadas por artesãos, operários, advogados e contadores".
Outros foram mais otimistas, como JP Rangaswami, chefe científico da Salesforce.com. "A própria natureza do trabalho terá mudado radicalmente por volta do ano 2025, mas só nas economias que tiverem optado por investir em educação, tecnologia e infraestrutura", frisou.
"Alguns trabalhos ficarão nas mãos dos 'imigrantes' da robótica e da inteligência artificial, mas serão criados muitos mais em atividades criativas e de curadoria, à medida que cresça exponencialmente a demanda de seus serviços", completou.
Vint Cerf, chefe de Internet do Google, disse: "historicamente, a tecnologia criou mais empregos do que destruiu e não há nenhuma razão para pensar que nesse caso acontecerá o contrário. Alguém tem de produzir e manter todos esses dispositivos avançados".
Para a elaboração desse informe, foram ouvidas as opiniões de cerca de 1.900 entrevistados, selecionados pelo Pew por seu conhecimento sobre o tema. Entre eles estão representantes de Cisco Systems, British Telecom, Microsoft, universidades, organizações de mídia e grupos de ativistas.
Fonte: Info

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

9 curiosidades que você provavelmente não sabe sobre o Google

O Google está tão presente na vida de tantas pessoas que é fácil até se esquecer da abrangência de seus serviços e da dimensão do alcance dos seus produtos. Por isso, uma thread no site Quora decidiu levar alguns dos fatos mais incríveis sobre a empresa, organizadas pelo Business Insider. Confira os principais:

- O algoritmo do Google considera 200 fatores em uma fração de segundo na hora de decidir quais resultados são mais relevantes para os termos pesquisados no serviço;

- A empresa é dona de inúmeros domínios que são variações incorretas do endereço “Google.com”. Você pode chegar ao site de buscas digitando “Gooogle.com”, “Gogle.com”, “Googlr.com” e até mesmo “466453.com”, para quem digitou errado em um teclado numérico telefônico.

Reprodução
- São mais de 2 milhões de buscas feitas por segundo no site.

- O primeiro doodle do Google surgiu em 1998, ano de fundação da empresa, quando os fundadores Larry Page e Sergey Brin foram ao deserto de Nevada para o festival Burning Man. O logotipo no site foi modificado para indicar a presença da equipe no evento.

Reprodução
- No ano de 2013, o Google acumulou US$ 55,5 bilhões em receitas. Deste total, 91% vieram apenas de publicidade.

- O índice de busca do Google tem mais de 100 milhões de gigabytes. Para comparação, para armazenar todos estes dados em DVD, seriam necessários 25 milhões de mídias.

- Para o Google Street View, já foram fotografados mais de 8 milhões de quilômetros de ruas.

- Só em 2014, já foram mais de 24 empresas adquiridas, um ritmo de 3 por mês. A maior delas é da Nest Labs, empresa que produzia termostatos inteligentes, comprada por US$ 3 bilhões.

- Mensalmente, são seis bilhões de horas de vídeos assistidos no YouTube. A média absurda representa o equivalente a cada habitante do planeta assistindo a quase uma hora de vídeos no site todos os meses.

Fonte: Olhar Digital

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Dia dos Pais ‘tech’: preparamos uma lista com os melhores gadgets

O Dia dos Pais é comemorado neste segundo domingo de agosto (10). Para você dar um presente bem tecnológico àquele que contribuiu ao seu nascimento, separamos 10 dicas de gadgets "high-tech" para a data. Sugerimos produtos que atendem a várias faixas de preço, do barato ao mais caro, para homenagear o paizão. Na lista, incluímos até um dispositivo para gelar a cerveja rapidamente.
Impressora 3D fabrica fones sem fio com formato do ouvido do usuário
Seu pai merece presentes high-techs (Foto: Creative Commons/Flickr/Chip Harlan)Seu pai merece presentes high-techs (Foto: Creative Commons/Flickr/Chip Harlan)
Cuidado com compras online
Muitas pessoas podem optar por comprar o presente do Dia dos Pais pela Internet devido à comodidade e à falta de tempo. Mas é preciso estar atento se o site de vendas é confiável. A McAfee, empresa de informática focada em soluções de segurança, fornece algumas orientações para evitar um mau negócio na web.
O consumidor deve desconfiar se as ofertas forem boas demais, verificar o endereço físico e o número de telefone da loja virtual. É muito importante também pesquisar sobre avaliações de outros clientes para checar os antecedentes da loja. Erros ortográficos e fotos com baixa resolução são indícios de site fraudulento. Outro detalhe relevante que não pode ser esquecido: guarde uma cópia do número do pedido e recibo da compra. Procure saber ainda sobre políticas de troca e garantia do produto adquirido. Agora que você está consciente dessas precauções, podemos seguir para as sugestões de presente.
Fone de ouvido
A Sony vende seu par de fones confortáveis nas versões preta e branca. O DR-ZX100 possui um reforçado cabo com 120 cm de extensão, acompanhado pelo design moderno e um diafragma supra-auricular de 30 mm de diâmetro acolchoado, bastante confortável. Nas grandes varejistas, o preço do DR-ZX100 varia entre R$ 70 e R$ 90. É um presente em conta e com alta qualidade para que seu pai curta boas músicas como merece.
Um fone eficiente e simples, o Sony DR-ZX100 é um presente mais em conta (Foto: Divulgação)Um fone eficiente e simples, o Sony DR-ZX100 é um presente mais barato (Foto: Divulgação)

Capa para smartphone
Por R$ 99,90, o site Print4me monta capinhas de celulares personalizadas com as fotos do seu superpai ou qualquer outra imagem de livre escolha. Os modelos servem tanto para iPhone 5S e Galaxy S5, tops de linha, quanto para o modesto Nokia Lumia 520 e muitos outros smartphones.
Capa de celular pode ser personalizada com imagem que quiser (Foto: Reprodução/Print4me)Capa de celular pode ser personalizada com imagem que quiser (Foto: Reprodução/Print4me)
Cooler portátil
Se o seu pai é fã de uma boa cerveja, o dispositivo Spin Chill funciona como um cooler portátil e gela a bebida em apenas um minuto. O produto é norte-americano e chegou ao Brasil em julho deste ano. A marca está oferecendo um desconto especial para o Dia dos Pais, e o gadget teve seu preço reduzido de aproximadamente R$ 250 para cerca de R$ 150.
Aparelho é americano e gela cerveja em apenas um minuto (Foto: Divulgação)Aparelho norte-americano gela cerveja em apenas um minuto (Foto: Divulgação)
Chromecast
Portátil, o Chromecast, do Google, é um player que facilita garantir o acesso de TVs com vídeos por streaming e conteúdo web. O dispositivo tem apenas 34 gramas e o tamanho de um pendrive. Nos varejistas, é possível encontrar o acessório por uma faixa entre R$ 150 e R$ 200.
Chromecast do Google sob vários ângulos (Foto: Reprodução/Creative Commons)Chromecast, do Google, sob vários ângulos (Foto: Reprodução/Creative Commons)
HD Externo potente
Seu pai pode gostar de um HD com espaço interno de 1 TB. O modelo Seagate STBX1000600 pesa 310 gramas e dispõe de conexão USB 3.0. Seu preço oscila entre R$ 250 e R$ 280 em varejistas.
HD Externo Seagate traz funcionalidade Plug & Play e pesa cerca de 310 gramas (Foto: Divulgação/Seagate)HD Externo Seagate traz funcionalidade Plug & Play e pesa cerca de 310 gramas (Foto: Divulgação/Seagate)
iPod Shuffle
Seu pai é apaixonado por música e quer um MP3 Player que dure bastante? O iPod Shuffle 2GB está sendo vendido no site da Apple por R$ 279. O aparelho portátil pesa 12,5 gramas e disponibiliza oito opções de cores – cinza, prata, roxo, rosa, amarelo, azul, verde e vermelho.
iPod é uma opção confiável de MP3 Player (Foto: Divulgação/Apple)iPod é uma opção confiável de MP3 Player (Foto: Divulgação/Apple)
Smartphone
Gostaria de presentear seu pai com um celular moderno e cheio de recursos, mas "baratinho"? O Nokia Lumia 520 pode ser o aparelho ideal. O smartphone traz uma versão do Windows Phone 8 intuitiva e memória RAM de 512 MB, adequada para atividades simples. A capacidade de amarzenamento é de 8 GB, expansível até 64 GB. Esse modelo Lumia está disponível em varejistas por R$ 380 a R$ 550 destravado.
O Lumia 520 vem com Windows Phone 8  (Foto: Marlon Câmara/TechTudo) O Lumia 520 vem com Windows Phone 8 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)
Tablet com TV Digital
Outra sugestão interessante é o tablet Positivo T701 TV, que oferece televisão digital integrada. Ele tem um preço acessível, em torno de R$ 419, e vem com Wi-Fi, processador dual-core, 8 GB de armazenamento, sensor de movimento, portas de conexão micro USB e micro SD card e câmeras frontal e traseira. O aparelho funciona com sistema operacional Android Jelly Bean 4.2, que pode ser atualizado para a versão KitKat 4.4. Sua tela, sensível ao toque, é de 7 polegadas.
Tablet da Positivo tem TV digital integrada (Foto: Divulgação/Positivo)Tablet da Positivo tem TV digital integrada (Foto: Divulgação/Positivo)

Pulseira inteligente
Se seu pai tem um perfil mais atleta ou está correndo atrás da boa forma, a Garmin Vívofit é uma pulseira fitness inteligente padrão. Com ela, o usuário pode transferir seus dados para a base online Garmin Connect, para análise de seu desempenho. Dados de exercícios ajudam a obter troféus e outras premiações por objetivos alcançados. O gadget se encaixa no pulso e custa entre R$ 550 e R$ 600 nas lojas.
Vívofit é aposta da Garmin para o mercado fitness (Foto: Divulgação/Garmin)Vívofit é aposta da Garmin para o mercado fitness (Foto: Divulgação/Garmin)
Smartwatch
Um bom relógio sempre é um presente elegante para um pai. O Smartwatch 2 da Sony traz opção de conexão com a Internet, interação com smartphone via tecnologia NFC e aplicativos úteis para um equipamento de pulso tradicional. A tela é pequena, de 1,6 polegada e sensível ao toque. É suficiente para conferir tuítes. O preço oscila entre R$ 700 e R$ 1,1 mil.
Pais são fãs de relógios. Smartwatches podem surpreender (Foto: Divulgação/Sony)Pais são fãs de relógios. Smartwatches podem surpreender (Foto: Divulgação/Sony)
Notebook
O Acer Chromebook C710 foi o primeiro modelo que chegou ao Brasil, em novembro do ano passado. O hardware oferece uma memória interna de 16 GB SSD, acompanhada por uma RAM de 2 GB. O processador é um Intel Celeron 1007U dual-core de 1,5 GHz e a máquina pesa 1,38 kg. O notebook custa em torno de R$ 1,1 mil.
Este foi o primeiro Chromebook a chegar no Brasil (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Este foi o primeiro Chromebook a chegar ao Brasil (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
iPad Mini
O tablet é um objeto de desejo prático e muito útil para o dia a dia. Se você está disposto a investir mais no presente, o iPad Mini pode agradar muito ao seu pai.
Se o seu pai tiver mãos grandes, o iPad mini cabe em apenas uma delas (Foto: Divulgação/Apple)Se seu pai tiver mãos grandes, o iPad Mini cabe em apenas uma delas (Foto: Divulgação/Apple)
O modelo está disponível nas cores cinza e prata. A tela dele é de 9,7 polegadas tipo Retina, com chip A7,iOS 7, Wi-Fi e 3G. O peso é de apenas 453 gramas. Já o preço do modelo de 16 GB de memória interna sai por R$ 1.749 no site da Apple.
Fonte: techtudo