quarta-feira, 4 de abril de 2012

10 Mitos Tecnológicos


O mundo já conhece o poder humano de criar mitos sobre tudo que é tipo de assunto. Atualmente o foco principal dos mitos, esta voltado para a tecnologia. Para tirar suas dúvidas sobre alguns mitos tecnológicos, basta ler este post com paciência.

1.     Puxar pendrive corrompe os dados - A menos que você esteja utilizado o dispositivo como um drive ReadyBoot para windows, é muito difícil corromper os dados em um drive USB simplesmente puxando do computador. Os drives flash são resistentes, se um arquivo não estiver em uso quando você desconectar, dificilmente os dados serão perdidos.

2.     Desligar o PC de repente estraga o PC - Esse mito é como o do USB, se você simplesmente puxar o PC da tomada enquanto os dados estiverem sendo gravados para o disco, eles serão corrompidos. Mas se o seu trabalho for salvo antes de apertar o botão, nenhum documento deverá ser afetado. Essa é a parte boa. A parte ruim é que ao desligar instantaneamente, um monte de arquivos espalhados em tudo quanto é canto e que seriam eliminados pelo sistema, continuam lá, e parte das atualizações do Windows pode não ser instalada. Por isso é bom desligar o computador da forma correta.

3.     Raio X dos aeroportos queimam suas fotos - Nos velhos tempos isso podia acontecer e, sob certas circunstâncias podia até mesmo apagar algum tipo de filme não processado. Mas como as máquinas atuais são equipadas com memória flash, esses transtornos não existem mais, pois o raio x não afeta o armazenamento flash. Devido à memória flash não ser magnética, até mesmo imãs poderosos que poderiam estragar sua câmera, não afetariam suas fotos armazenadas na sua memória flash.

4.     WiFi cozinha o cérebro - Direto somos bombardeados por notícias sensacionalistas, e atualmente o que mais se fala é que wifi, bluetooth e tecnologias semelhantes causam câncer no cérebro. A verdade é que mesmo após muitas e muitas pesquisas de cientistas não conseguiram comprovar absolutamente nada que sustente essas alegações.

5.     Esvaziar a lixeira apaga definitivamente os arquivos - Ao esvaziar a lizeira, tudo o que acontece é que o Windows não pode mais restaurar os arquivos que estavam nela, nem acessar seu conteúdo. O PC apenas marca o arquivo como seguro para remoção, de maneira que o windows possa subscrevê-lo mais tarde quando precisar do espaço. Até que isso aconteça, qualquer pessoa com um pouco mais de conhecimento sobre o sistema, pode recuperá-los, até mesmo suas senhas. Se for vender seu PC antigo, use um programa de limpeza segura, como o Eraser.

6.     Modo dormir é mais ecológico que desligar - Existe um mito persistente que diz ser o mais ecológico deixar o PC dormindo do que desligá-lo e iniciá-lo novamente quando necessário. Isso não passa de mentira. Mesmo o equipamento mais ecológico do mundo usa energia quando está dormindo. Não é muita, mas não deixa de ser eletricidade.

7.     Imãs danificam seus arquivos - Isso costumava ser verdade quando usávamos disquetes como forma de armazenamento. Como dito antes, os drives flash são imunes aos imãs, assim como CD e DVD e, embora os discos rígidos utilizem o armazenamento magnético, seria preciso um imã muito grande para danificar os dados dele.

8.     Mais megapixel significa melhores fotos - O que mais importa é o sensor e a lente, razão pela qual as enormes SLRs digitais fazem fotos melhores que as maquininhas de bolso. Mas o mais importante é a pessoa que segura à câmera. Um bom fotógrafo faz boas fotos com qualquer coisa.

9.     Descarregar a bateria é preciso - As velhas baterias de níquel cádmio sofriam do efeito de memória se não fossem inteiramente descarregadas, acabavam “pensando” que estavam com carga total, mesmo que isso não fosse verdade. As atuais baterias de íons e lítio não sofrem mais desse problema, embora percam sua capacidade com o tempo. Em média, uma bateria de notebook precisa ser trocada depois de três anos de uso. Quanto mais você usa, mais rápido ela se gasta. Por isso, se seu laptop puder ficar ligado na tomada com a bateria desconectada, faça isso caso tenha um nobreak.

10. Usar cartuchos de tinta de outro fabricante em sua impressora fará você perder a garantia do equipamento - Esta é uma das lendas urbanas mais recorrentes. De acordo com a Canon, a Epson e a Lexmark, o simples fato de utilizar suprimento de outro fabricante não viola a garantia do equipamento (contudo, testes realizados pela PC World mostraram que este tipo de insumo nem sempre gera bons resultados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário