quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Investimentos em TI para a Copa do Mundo devem levar em conta ganhos a longo prazo


A realização da Copa do Mundo de 2014 proporciona grandes investimentos no setor de Tecnologia da Informação, principalmente porque diferentes segmentos irão apostar na tecnologia como aliada no aperfeiçoamento dos serviços prestados. Mas, para aproveitar bem essa oportunidade, empresários devem elaborar planejamentos eficazes que levem em questão o antes, durante e após a Copa.
O CIO da URBS – Urbanização de Curitiba S/A –, Vilson José Kimmel, conta que os investimentos que serão realizados em sua instituição para a Copa focam também no cidadão: “Estamos implantando um centro de controle operacional para o monitoramento do transporte coletivo e trânsito na capital, contribuindo para a mobilidade durante a Copa e na melhoria de vida do cidadão e da cidade após o evento.”
Rafael Kuhn, CIO da Terra Networks, destaca a importância desse momento para o País mostrar sua competência em TI e ganhar credibilidade mundialmente: “Qualquer grande evento que movimenta uma quantidade significativa de pessoas e setores da sociedade deixa seu legado. O Brasil tem uma chance única de mostrar sua capacidade em TI. Isto ajudará a divulgar ao mundo nossa competência na área e trará benefícios dentro do que é o mais importante no momento do fechamento dos negócios, que é a credibilidade. Porém, se adotarmos uma postura passiva em relação aos projetos para a Copa o efeito pode ser contrário.”
A Terra Networks, de acordo com Kuhn, está realizando investimentos em projetos especiais para este evento, que já estarão em funcionamento na Copa das Confederações. “Temos um time de pessoas especialmente destacado para os projetos da Copa do Mundo de 2014 e teremos demandas adicionais em infraestrutura, jornalismo, sistemas e plataformas do portal para suportá-los.”
Confira a seguir oportunidades para a Copa do Mundo de 2014 em diferentes segmentos de atuação, e nos quais a TI pode intervir como facilitadora do negócio, desenvolvendo sites e suporte para implantação de softwares. Os dados foram extraídos do Boletim de Oportunidades de Negócios do SEBRAE.
Antes da Copa
O setor de serviços começa a se organizar para oferecer melhor qualidade no atendimento. Os segmentos que mais se beneficiam, incrementando o seu faturamento antes do evento são: consultorias; empresas de treinamento; agências de propaganda; prestadoras de serviços que atendem empresas de infraestrutura; empresas de hospedagem, gastronomia e transporte; setor de tecnologia da informação; e meios de comunicação.
Durante a Copa
É esperado que os segmentos de TI, consultorias, empresas de treinamentos e os prestadores de serviços que atendem empresas de infraestrutura tenham uma redução da demanda por seus serviços durante o evento, uma vez que tudo o que eles produzem terá que estar pronto até o seu início.
Os demais segmentos listados intensificarão os seus serviços, em função do aumento do fluxo turístico. As estratégias planejadas antes do evento devem se transformar em ações. Empresas do setor turístico devem buscar uma atuação conjunta e reforçar as estratégias de aumento do tempo médio de permanência do turista, com pacotes de passeios e viagens para outras atrações locais ou regionais.
Após a Copa
O maior legado que o evento deixará será a resultante do próprio esforço que as empresas farão, visando a atingir um nível de excelência esperado pelo público. A Copa de 2014 representará um incentivo e um meio de investir na melhoria da gestão das empresas, em função do aumento significativo do faturamento no período do evento. Portanto, a Copa deve ser encarada não como uma oportunidade estanque no tempo, e sim como uma possibilidade de promover o desenvolvimento da empresa em longo prazo.

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