Saiba o que um QR
Code, qual seus padrões de codificação, capacidade de armazenamento e como foi
criado. O QR-code é um código de barras bi-dimensional que foi criado em 1994
pela empresa japonesa Denso-Wave. QR significa quick response devido a capacidade
de ser interpretado rapidamente.
O QR-code é um
código de barras bi-dimensional que foi criado em 1994 pela empresa japonesa
Denso-Wave. QR significa “quick response” devido a capacidade de ser
interpretado rapidamente, o QR-code é muito utilizado no Japão, mas pouco
conhecido no Brasil.
Atualmente o
QR-code é utilizado por uma variedade de indústrias, revistas e propagandas. Os
códigos são utilizados para armazenar URLS que consequentemente são
direcionadas para um site, hotsite, vídeo, etc.
Existem diversos
aplicativos disponíveis na internet cuja funcionalidade é a geração e leitura
de QR-code, inclusive para iphone. Com a popularização da internet em celulares
é possível que produtos tragam impressos em suas embalagens um
QR-code, o consumidor então apontaria o aparelho para o código impresso na
embalagem e então seria redirecionado para um site ou então traria um texto com
informações do produto, esta é uma forma de trazer para o consumidor mais
informações sobre o produto, o que em algumas vezes não é possível devido ao
limite de espaço físico da embalagem.
A loja GAP nos
Estados Unidos já utilizava QR-code em seus anúncios em revistas e
material impresso e atualmente está utilizando também nas suas
vitrines, após escanear o QR-code será disponibilizado um vídeo do
designer-chefe da GAP falando sobre a nova linha de jeans da marca.
História
Inicialmente usados
para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é
usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias.
Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os
usuários na tarefa de adicionar dados em telefones celulares. Os QR Codes são
muito comuns também em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para
guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de
cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de
telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface
RS-232C, podem usar um scanner para capturar as imagens.
O padrão Japonês
para QR Code, JIS X 0510, foi disponibilizado em Janeiro de 1999 e corresponde
ao padrão internacional ISO/IEC 18004. Foi aprovado em Junho de 2000. “QR Code
é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada.” (retirado
do site da Denso-Wave).
A banda Pet Shop
Boys utilizou imagens do código QR no clipe da música “Integral”. São dezenas
de códigos que aparecem durante o clipe. Todas as imagens quando decodificadas
apresentam links para diferentes sites, em geral tratando da questão da
privacidade no mundo contemporâneo.
No Brasil, o
primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast
Shop em dezembro de 2007. Mais tarde a Nova Schin publicou um anúncio com o
código em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o Código QR em
novembro de 2008.A Revista Galileu da Editora Globo também aderiu QR para que o
usuario tivesse acesso a informações extras atraves do seu celular.
Padrões de
codificação
Existem diversos
padrões de codificação QR:
·
Outubro de 1997 - AIM (Association for Automatic Identification and
Mobility) International
·
Janeiro de 1999 - JIS X 0510
·
Junho de 2000 - ISO/IEC 18004:2000 (presentemente
retirado)
·
1 de setembro de 2006 - ISO/IEC 18004:2006
Na camada de
aplicação, existem variadas formas de implementação. NTT
DoCoMo estabeleceu um padrão para codificação de URIs, informações de
contatos e muitos outros tipos de informação. O projeto de código aberto “ZXing”
mantém uma lista de tipo de código QR.
Capacidade de
armazenamento
·
Numérica – máx. 7089 caracteres
·
Alfanumérica – máx. 4296 caracteres
·
Binário (8 bits) – máx. 2953 bytes
·
Kanji/Kana - máx. 1817 caracteres
Capacidade de
correção de erros
·
Nível L 7%
·
Nível M 15%
·
Nível Q 25%
·
Nível H 30%
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