quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Google atualiza Docs com colorido e estreia criador de animações

O Google anunciou algumas atualizações na segunda-feira, como uma versão colorida para a atualização do Docs - que oferece editores de texto, tabelas e apresentações, e o lançamento da ferramenta Web Designer, para a criação de sites em HTML5. Além disso, Mountain View ainda disponibilizou o update do app do Analytics, para análise de tráfego em aplicativos e páginas da web. As informações são do 5to5Google.
"Você vai notar que o logo do produto de edição (Docs, Sheets e Slides), que funciona para levar de volta à lista de todos os seus documentos (daquele editor) no Drive", descreve a empresa no post que anuncia a novidade. As mudanças se aplicam também aos editores Drawings, para desenho à mão livre, Forms, para a criação de questionários online, e Apps Script. O Docs vai ganhar um design mais "limpo", segundo o Google, na versão disponível online. O cabeçalho vai ser mais simples e fácil de gerenciar, defende a empresa, com layout compacto e colorido.
Em setembro de 2013 o Google completa 15 anos de vida, e de lá para cá deixou de ser apenas mais uma ferramenta de pesquisas da web para se tornar, através de aquisições e lançamentos de serviços, produtos e até equipamentos, uma das maiores empresas do mundo da tecnologia.
O Google também esteou a ferramenta Web Designer, em versão beta, para ajudar os usuários a criarem conteúdos interativos usando HTML5. A intenção do produto é "oferecer às agências uma ferramenta poderosa e ainda assim fácil de usar para a produção em HTML5".

Web Designer permite criar animações sem precisar do Adobe Flash
Segundo a empresa, esse tipo de código deve substituir o uso do Flash, proprietário da Adobe, nos próximos 2 anos. Por isso, semana passada a gigante de buscas já anunciara o Ready Creatives, no AdWorks, para o mesmo propósito, e em agosto o DoubleClick Studio Layouts, ambos com funções de criação em HTML5.

Entre as funcionalidades do Web Designer, o Google cita a criação de animações, com opção de editar o código e ver os resultados das mudanças em tempo real. Há também a possibilidade de publicação das criações em diferentes ambientes, ao gosto do usuário, e o envio automático de notificações de atualizações do produto.

10 curiosidades sobre o google
Quanto tempo o Google demora para responder uma busca? Em quantas línguas é possível fazer uma pesquisa? Quanto tempo se trabalhou no algoritmo do buscador? Veja 10 curiosidades sobre o serviço de pesquisa mais usado no mundo.

Analytics
O novo app do Analytics, também anunciado na segunda-feira, estreia um novo layout e algumas novas funcionalidades. Há melhorias nos relatórios em tempo real e nova visualização de notas, que se adaptam ao tamanho e à orientação do tablet ou smartphone em que o aplicativo está instalado.

Foto: Divulgação

O Google ainda destaca que o app agora tem um gerenciador de marcadores (Tag Manager), que permite configurar relatórios e visualizações no software para dispositivos móveis. "Você agora verá as métricas mais relevantes em cartões, então você decide quando quer deslizar (o card) para baixo para mais detalhes ou apenas receber uma atualização rápida de seu desempenho", explica Mountain View.

O Analytics mobile ainda terá relatórios separados de acessos móveis e web, barra de navegação lateral semelhante à do site, e opção Segmentos Avançados para esmiuçar a análise. O aplicativo já está disponível, gratuitamente, na loja online Google Play.


Nenhum comentário:

Postar um comentário