Muita coisa mudou desde que a internet chegou ao Brasil, há 20 anos. Novas tecnologias usadas em aplicações online acabam exigindo conexões cada vez mais rápidas com a internet. Felizmente, a banda larga está cada vez mais popular em nosso país e o cenário deve melhorar com as propostas do governo para democratizar o acesso à internet.
Porém, por mais que a situação atual seja favorável, sabemos que ainda há muito trabalho pela frente. Com a popularidade de serviços online, como programas executados na nuvem e streamings de conteúdo multimídia, é essencial que o Brasil possa competir por igual com o resto do mundo. Caso contrário, nosso domínio tecnológico poderia terminar obsoleto.
Mas qual é a velocidade média da conexão brasileira à internet? Chegamos a nos destacar no cenário internacional? Qual posição ocupamos no ranking mundial?
De acordo com estudo da Akamai, taxas médias no País também estão abaixo da média global.
Um estudo da empresa servidores de banda larga Akamai divulgado nesta quarta (2) revela que a velocidade média da conexão no Brasil ainda está abaixo da média mundial. O País tem taxas médias de 1,8 Mbps (megabits por segundo), contra 2,3 Mbps do restante do globo.
O ranking é liderado pela Coreia do Sul, onde a taxa média de conexão é de incríveis 17,5 Mbps. Em segundo, Japão e Hong Kong empatados, com 9,1 Mbps. Holanda vem em quarto com 8,2 Mbps, e Letônia em quinto, com 7,8 Mbps.
Entre as 10 cidades com maiores velocidades médias, as seis primeiras são sul-coreanas, e as outras quatro, do Japão. Nenhuma cidade brasileira aparece sequer na lista das 100.
No Brasil, apenas 3,2% das conexões têm velocidade acima de 5 Mbps.
Segundo a pesquisa, a velocidade média global caiu 14% no último trimestre do ano passado. Houve declínio em 93 países, e aumento em outros 41. A Akamai não explica o que teria causado essa queda.
Mas nem tudo são más notícias no relatório. Em 2011, a velocidade média global aumentou 19% sobre 2010. Além disso, o número de conexões lentíssimas (abaixo de 256 Kbps) está caindo - de 3,7% em 2010 para 2,5% no final de 2011.
O estudo da Akamai envolve praticamente todos os países do mundo, pois a empresa recebe tráfego em nível global.
Teste a velocidade da sua conexão
Você também pode descobrir qual é a velocidade média da sua conexão. Para isso, basta acessar o Speedtest.net e, em seguida, clicar no botão “Begin Test – Recommended Server”.
Nesse caso, o sistema encontrará o servidor mais próximo da sua localização e iniciará o teste, que medirá o tempo de um Ping entre o seu computador e o servidor, a velocidade média de download e de upload.
Saiba mais sobre o assunto nas páginas que serviram de referência para este texto:
- http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/05/02/velocidade-media-da-banda-larga-no-brasil-e-10-da-sul-coreana
- http://www.tecmundo.com.br/infografico/9683-a-velocidade-media-da-internet-no-brasil-infografico-.htm
Direitos Reservados Não estão previamente autorizadas cópias ou transcrições, parciais ou totais, em qualquer meio, para fins comerciais ou de recebimentos de vantagens diretas e indiretas, exceto no caso de utilização em meios de projeção visual específicos para cursos e palestras que divulguem este material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário