quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Certificação Linux LPI. Por onde começar?


sistema operacional Linux é um dos mais utilizados no mercado mundial de servidores. Famoso por sua flexibilidade, baixo custo, estabilidade e segurança, o Linux está entre os sistemas operacionais que mais crescem no mercado de TI. No entanto, ainda é grande a dificuldade das empresas para encontrar profissionais qualificados e certificados para trabalhar na administração de servidores Linux.
Nesse artigo vamos falar sobre alguns pontos importantes das certificações Linux LPI e entender como e por que se certificar.

Por que ter uma Certificação LPI?

O Linux Professional Institute – LPI - é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá e constituída em 1999 pela comunidade Linux, e, desde então, desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissinais de TI.
A principal vantagem de uma certificação LPI sobre outras certificações Linux é a neutralidade de distribuição, pois as provas do LPI são baseadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional. A certificação LPI é, portanto, independente da distribuição.
Ao longo dos anos a programa de certificação LPI conquistou uma boa aceitação no mercado, uma prova disso é que, segundo o site Cericities.com, a certificação LPI já foi eleita como sendo uma das top 10 entre os profissionais da área de TI.
O programa de certificação LPI originalmente possuía três níveis profissionais, o LPIC 1, 2 e 3. Recentemente foi introduzido também o programa Linux Essentials. Vamos a seguir entender a carreira de certificações Linux da LPI.

Programa Introdutório – Linux Essentials

Segundo o LPI, o objetivo do seu programa introdutório Linux Essentials é preparar a próxima geração com os conhecimentos mínimos necessários para se trabalhar em ambientes mistos de TI, ou seja, em ambientes onde o usuário pode encontrar mais de um sistema operacional (Microsoft, Linux e outros). O programa é voltado para o público iniciante no Linux, seja como usuário final ou para aqueles profissionais que almejam uma certificação profissional da LPI mas que não possuem muita experiência com Linux.
Linux Essentials funciona como uma porta de entrada para as certificações profissionais LPI, sendo considerada um pré-requisito recomendado, mas não obrigatório, para a certificação LPI nível 1 (LPIC-1). Ou seja, se você não tem muita experiência em Linux é recomendado que você faça o programa Linux Essentials. Já aqueles com uma certa experiência em Linux podem “pular” essa etapa.
De acordo com o site oficial do LPI, o usuário certificado em Linux Essentials, deverá ser capaz de:
  • Compreender conceitos básicos de processos, programas e componentes do sistema operacional;
  • Possuir conhecimento básico do hardware do computador;
  • Demonstrar conhecimento em aplicações Open Source e sua relação com aplicações de código fechado;
  • Possuir entendimento de desktops Linux e como obter a ajuda do sistema operacional;
  • Possuir habilidades para trabalhar com linha de comando e arquivos;
  • Usar básico de editor de textos

Programa de Certificações Profissionais

O programa de certificações profissionais do LPI, também conhecido como LPIC,  foi desenhado para certificar a competência dos profissionais de TI no uso de sistemas operacionais Linux e suas ferramentas. Conforme já comentamos, o programa não é focado em nenhuma distribuição Linux, seguindo o Linux Standard Base e alguns convenções e padrões importantes do mercado.
LPIC-1 Junior Level Linux Certification
O LPIC-1 é o primeiro nível de certificação profissional do LPI. Para receber a certificação LPIC-1 o profissional deve ser capaz de:
  • Trabalhar com a linha de comandos no Linux
  • Executar tarefas simples de manutenção, como dar suporte aos usuários, adicionar usuários em sistemas de grande porte, executar rotinas de backup/restore e shutdown/reboot.
  • Instalar e configurar uma estação de trabalho, incluindo a interface gráfica, bem como conectá-la na rede LAN ou Internet.
Pré-requisitos: Nenhum. Recomendado, mas não obrigatório o Linux Essentials.
Exigências: Ser aprovado nos exames 101 e 102
Conteúdo Oficial da LPIC-1
LPIC-2 Advanced Level Linux Certification
Esse é o segundo nível das certificações profissionais LPI. Para receber esse certificado o profissional deve ser capaz de:
  • Administrar um servidor de pequeno e médio porte
  • Planejar, implementar, manter, proteger e corrigir uma pequena rede mista (MS, Linux), incluindo
    • Servidor LAN (samba)
    • Gateway Internet (firewall, proxy, email, news)
    • Servidor Internet (servidor Web, FTP)
  • Supervisionar assistentes
  • Fazer recomendações à gerência em implementações e aquisições
Pré-requisitos: É necessário possuir a certificação LPIC-1 ativa para receber a certificação LPIC-2. Contudo, os exames  do LPIC-1 e LPIC-2 podem ser feitos em qualquer ordem.
Exigências: Ser aprovado nos exames 201 e 202.
Conteúdo Oficial da LPIC-2
LPIC-3 Senior Level Linux Certification
O programa de certificação LPIC-3 representa o mais alto nível no programa de certificação LPI.
O LPIC-3 foi elaborado para o profissional expert. O programa foi desenvolvido a partir de informações recebidas de centenas de profissionais Linux e empresas líderes em tecnologia em todo o mundo. Também representa o mais alto nível de certificação profissional neutra quanto à distribuição.
O programa LPIC-3 consiste num único exame principal (Core). Outros exames específicos são oferecidos como especialidades adicionais ao exame principal, tais como:
  • Ambientes mistos
  • Segurança
  • Alta disponibilidade e Virtualização
  • Web e Intranet
  • Correio e mensagens.
Conteúdo Oficial da LPIC-3
Como se Prepara para as Certificações LPI
A maneira com que cada um se prepara para ter sucesso nas provas de certificações, seja ela qual for, varia muito de pessoa para pessoa. É claro que você pode encontrar todo o tipo de material na Internet ou nos próprios manuais do Linux, mas separar e catalogar o material para estudo nem sempre é uma tarefa fácil. Se você não tomar cuidado pode acabar lendo e estudando centenas ou até milhares de páginas sem conseguir atingir realmente o objetivo final.
Nesse sentido, existem aqueles que optam por estudar seguindo o conteúdo e método de alguma centro de treinamento ou escola especializada no assunto. Normalmente, o material utilizado nos cursos especializados já estão focados naquilo que é mais importante para você estudar, foram elaborados de uma forma didática que facilite o seu aprendizado, sem complicação, além de você contar com  a experiência dos instrutores que podem lhe dar dicas preciosas para o sucesso na prova e na sua vida profissional. Claro que para ter tudo isso você deve optar por uma boa escola ou centro de treinamento e tomar cuidado para não cair numa furada.
Dentre as diversas instituições de ensino, uma excelente opção são os cursos online da DlteC do Brasil. Já consagrada no área de redes Cisco, agora utiliza toda sua expertise na área de treinamentos online lançando uma linha de cursos voltados para a certificação LPI. O primeiro lançamento, o Curso Linux Essentials, já está disponível e ainda esse ano será disponibilizado o curso preparatório para LPIC-1 e na sequência o LPIC-2.
Utilize o cupom PTI para ter 10% de desconto nos cursos da DlteC!
Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário:

Postar um comentário