quinta-feira, 8 de março de 2012

Antivírus, qual a melhor opção?

Muitas pessoas têm essa dúvida quando tem que escolher um software de antivírus, mas qual a resposta mais segura para nossa tomada de decisão?
Antes de sabermos qual é o melhor software, é importante conhecermos alguns conceitos sobre os vírus.

O que é o vírus?
Vírus de computador são programas desenvolvidos com fins maliciosos. Podemos encontrar algumas semelhanças de um vírus de computador com um vírus orgânico. Assim como ambos necessitam de um sistema ou um programa hospedeiro, o vírus de computador é capaz de se propagar de forma quase insuspeita e, tal como a gravidade dos vírus dos seres humanos – que variam de uma gripe de 24 horas a um ebola , os vírus de computador variam desde uma pequena inconveniência a um elevado grau de destrutividade.

O vírus de computador se instala com o objetivo de prejudicar o desempenho dele, de destruir arquivos e se espalhar para outros computadores. Pessoas mal-intencionadas podem usar essas brechas para vasculhar o computador e roubar dados, como senhas de banco e números de cartão de crédito.

Como um vírus de computador ataca?

1. Os vírus podem chegar através de e-mails, programas-piratas, sites de origem duvidosa ou outros micros numa rede local. Para que infectem o micro, normalmente o usuário precisa executar o programa instalador do vírus. Por isso, muitas dessas pragas utilizam técnicas de engenharia social para seduzir aqueles que os recebem, oferecem “recompensas”, como dinheiro e produtos grátis, para quem clicar um botão ou acessar um determinado link.

2. Quando o usuário executa o programa instalador do vírus, o computador é instantaneamente contaminado. Muitos vírus se alojam no sistema operacional e ficam escondidos, esperando o momento de agir. Mas em alguns casos, outros programas instalados no computador podem ser prejudicados pela ação do vírus, atrapalhando o desempenho do equipamento.

3. Assim como os vírus biológicos, o vírus de computador se propaga dentro do organismo infectado – no caso o computador – e depois busca infectar o maior número de computadores possíveis. Para isso, ele envia mensagens de correio eletrônico em nome do dono do equipamento ou de outros remetentes constantes da lista de endereços de e-mail do computador infectado.

Os tipos de vírus mais conhecidos:
Banker – Para roubo de informações bancárias.
Spyware – Programas que se instalam sem solicitação do usuário.
Worm – Vírus que se espalham rapidamente pela rede.
Trojan – Programas que fazem algum tipo de atividade maléfica, porém não se espalham pela rede.
Keylogger – É um programa que captura as teclas digitadas no computador.
Hijack – É quando a página inicial do browser é alterada (sem ser pelo usuário) ou quando o sistema começa a abrir pop-us em navegações em sites que não tenham.
Exploit – É um programa que explora alguma falha no sistema ou em algum programa que esteja rodando.
Dialer – É um programa que usa um discador para números 0900 (telesexo, doações, etc.)
BackDoor – Programa que permite que o computador seja parcialmente monitorado ou controlado parcialmente ou totalmente  por outra pessoa (remotamente).

O que é um antivírus?
O antivírus é um programa que auxilia na proteção contra códigos e programas maliciosos, podendo detectá-los e/ou remove-los.

Como saber qual o antivírus é o melhor?
Está é uma questão bem complexa, pois envolve muitas pesquisas e um pouco do gosto pessoal também.
A recomendação é acessar o site chamado AV Comparatives (http://www.av-comparatives.org/).
Este site testa todos os softwares de antivírus do mercado, faz testes comparativos entre eles e nos mostra as melhores opções.

Boas Práticas
Vou enumerar algumas práticas que ajudam na manutenção de um sistema saudável.
  • Sempre atualize o seu antivírus e o sistema operacional
  • Sempre faça uma varredura na sua estação, de preferência quando você não esteja usando.
  • Não abra nada que seja suspeito (e-mails, arquivos e links)
  • Não navegue na internet por locais de risco
Com esses passos simples, você terá uma máquina saudável.
Agora qual o melhor antivírus que existe?
Acredito que cada um tem seu gosto e o importante é sempre testá-los e compará-los para ver qual melhor se adéqua ao seu ambiente.


Direitos Reservados Não estão previamente autorizadas cópias ou transcrições, parciais ou totais, em qualquer meio, para fins comerciais ou de recebimentos de vantagens diretas e indiretas, exceto no caso de utilização em meios de projeção visual específicos para cursos e palestras que divulguem este material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário