As perguntas que você precisa se fazer antes de decidir qual comprar: Você quer navegar na internet vendo conteúdos em Flash ou não? Você quer ver fotos e vídeos em alta de definição? Você quer ler PDFs de mais de 500 megas? você quer guardar Gigas de informação? Você tem tempo para ver a ampulhetinha girar e girar até abrir aplicativos?
Vou relacionar aqui algumas das principais variáveis que poderão fazer toda a diferença na sua experiência com um Tablet, e que ajudarão você a escolher qual comprar!
Tela
As capacitivas são aquelas que suportam “mult-touch” (toques multiplos), ou seja, você consegue ter uma experiência mais próxima do que Apple proporciona em seus equipamentos, possibilitando zoom com 2 dedos, tela super sensivel ao toque etc.
E há também as resistivas, que são exatamente o oposto das capacitivas, onde você receberá de brinde uma “caneta” para navegar pelo Tablet, ou então, terá que ter os famosos “dedos de aço” para mexer nas coisas!
As telas capacitivas geralmente são feitas de LED ou até mesmo OLED (emissor de luz orgânico ou fotoemissor) e as resistivas geralmente são de LCD.
Vale a pena ressaltar que quanto mais qualidade mais caro a coisa fica! Fiquem atentos a resolução máxima do tablet que vocês estão “namorando”, pois elas podem variar de 800 x 600 até 1200 x 768, que por menor que pareça a diferença, você notará facilmente quando estiver com ele nas suas mãos!
Processadores e Memória RAM
Hoje vemos tablets que vão de 7 a 10 polegadas, com processadores “Single-core” e “Dual-core”. A diferença fica clara já na própria descrição, as com Duplo Processadores são em teoria e prática mais rápidas que as trabalham com processador único.
Mas não pensem que os Tablets Single-core são fracos ou deixam a desejar, pois aí mora o perigo. O tão aclamado iPad – Primeira Geração é Single-core, daí vocês já podem ter uma idéia do que elas são capazes!
A dica é, descobrir qual o processador que o Tablet utiliza. Para ter uma experiência agradável e não ter a aquela sensação de que: “O que foi que fiz com o meu dinheiro!”, procure por Tablets que utilizem ARM Cortex 7 ou superiores. Caso você esteja buscando o iPad ou o Samgung Galaxy Tp1010, compre sem medo! Quanto a memória, quanto mais melhor, mas o mínimo fica sendo 512 megas para poder ter um bom “multi-tasking”, ou seja, a capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo!
Bateria
Fiquem atentos! Muitas xing-lings não chegam a durar 4 horas navegando na Internet! Portanto, leiam as especificações, tem Tablets por exemplo, chega a durar até 7 horas sob uso moderado!
Armazenamento
Todas os Tablets possuem memória interna para armazenamento, podendo ser de 2 a 64gb. A dica fica sendo se ela tem ou não suporte para armazenamento externo, como cartões de memória ou até mesmo o que chamamos de USB Host, que é a capacidade de utilizar a porta USB do próprio Tablet para ler unidades de armazenamento, tais como pen-drives, HDs etc.
Conectividade
Wi-fi embutido é meio que um padrão, onde recomendo ficar atento se a mesma suporta ou não o tipo de rede que você tem em casa ou no trabalho! Procure saber se há suporte Bluetooth (caso isso seja essencial para você) e se tem suporte a rede de dados de telefonia, o famoso 3G. Os tablets mais famosos como Xoom, Galaxy Tab 10.1, Asus Transformer e HTC Flyer já estão vindo com suporte a rede 4G somente disponível lá no exterior. Espera-se que aqui no Brasil chegue antes da copa! Vamos torcer…
Acessórios
Não é bem uma dica, mas se você quer comprar um Tablet para utilizar como Câmera Digital, verifique se a camera tem boa resolução. A LG lançou nos EUA o modelo G-Slate, que vem com Android 3.0, e 3D! Isso mesmo, pronta para assistir e gerar conteúdo 3D, pois vem com 2 câmeras traseiras para gerar o efeito!
Outros velhos conhecidos são os suportes (docks), teclados, cases (maletas) e as películas de proteção da tela.
E por último, o Sistema Operacional!
De todas disponíveis aqui no Brasil, temos somente em 2 “sabores”: iOS da Apple e o Android da Google. Vocês podem me perguntar: Qual é diferença? e a minha resposta é: Gosto. Os dois fazem as mesmas coisas, só que de maneiras diferentes. Vale a dica que o sistema operacional Android vem em diversas versões, desde a 1.5 a 3.2, sendo a 3.2 a ultima versão e disponivel somente para algumas tablets!
É possível imprimir em ambos os sistemas operacionais! No Android você precisa prestar atenção no modelo da sua impressora, para poder baixar o driver correto, mas nada que uma busca no Android Market não te ajude! É possível também utilizar o sistema nuvem da Google e imprimir de qualquer lugar do mundo desde que a sua impressora seja compatível com o serviço e registrada!
Espero que essas dicas ajudem vocês a escolher o melhor tablet para a suas necessidades.Caso vocês tenham qualquer pergunta ou dúvida, sintam-se a vontade em me contatar pelo blog, facebook e e-mail .
E por fim, teremos mais um OS para concorrer no mercado atual, o Windows 8! Fiquem atentos para as novidades !
E se curtiram, não esqueçam de clicar e divulgar este post para seus amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário