sexta-feira, 30 de março de 2012

Android ultrapassará Windows e será sistema mais usado do mundo, diz IDC


Consultoria divulgou uma previsão que mostra que a Microsoft apresentará uma queda de mais de 10% nos próximos quatro anos; iOS ficará em terceiro.

Em 2016, o número de aparelhos com o sistema Windows será menor que a quantidade de aparelhos com o Android, da Google, segundo uma previsão da consultoria IDC. Em quatro anos, a liderança de mercado da Microsoft cairá de 36% para 25%, enquanto a concorrente terá um crescimento de apenas 2%, passando de 29% do domínio do segmento, para 31%, segundo informações do Daily Mail.
Apesar da queda, ao menos 90% dos PCs ainda rodarão o Windows. O aquecido segmento de smartphones deve crescer mais em relação ao de computadores, fazendo com que o sistema da Microsoft caia para a segunda posição mundial. 


No ano passado, 916 milhões de dispositivos móveis e PCs foram vendidos em todo o mundo e esse número de continuar a crescer até 2016, segundo a previsão, atingindo 1.84 bilhão de unidades. Já o número de aparelhos com o sistema iOS, da Apple apresentará um aumento dos atuais 14,6% para 17,3%.
Mesmo com o lançamento de tablets com o Windows 8, previstos para este ano, a consultoria IDC ainda prevê uma “mudança dramática”  para os aparelhos Android. O baixo preço e o grande número de dispositivos rodando o sistema da Google devem ser as razões para a predominância sobre o Windows.
androidMS
Nos próximos quatro anos, o número de vendas de dispositivos móveis devem crescer mais que o de PCs (clique para ampliar)

No ano que vem, 1.1 bilhão de aparelhos smart (com conexão à internet) serão vendidos em todo o planeta, mantendo a média de crescimento anual de 15,4%.
“Estamos em uma era de diversos dispositivos e acreditamos que a quantidade de pessoas que usam mais um de aparelho continuará a crescer”, declarou o vice-presidente de clientes e displays da IDC, Bob O’Donnell.
“Em muitos casos, os dispositivos móveis serão o principal método de conexão com a internet”, declarou Will Stofega, diretor de programas da consultoria Mobile Phone Technologies and Trends. “O desafio do progresso é integrar todos os dispositivos móveis de pessoa por meio de aplicativos e serviços na nuvem.”

Fonte:IDG

quinta-feira, 29 de março de 2012

Memória flexível, transparente e 3D não perde dados



Memória flexível, transparente e 3D não perde dados
Além de serem flexíveis e quase transparentes, as células de memória medem apenas 5 nanômetros, o que é muito menos do que o padrão da indústria eletrônica atual. [Imagem: Rice University]
Chips de memória flexíveis e transparentes estão sendo apontados pelos seus criadores como o caminho rumo a aplicações como telefones celulares que poderão ser enrolados no braço como relógios de pulso.
Isto pode ser possível em pouco tempo, afirma o professor James Tour, químico da Universidade Rice, nos Estados Unidos, em cujo laboratório foram criados as novas células de memória.
Esse novo tipo de memória, que usa o óxido de silício como componente ativo, permite combinar os eletrodos transparentes das telas sensíveis ao toque com outros componentes igualmente transparentes desenvolvidos ao longo dos últimos anos, eventualmente viabilizando o sonho do professor Tour.

Mas talvez não precise ir tão longe. O fato é que as novas memórias são substitutas muito promissoras para as atuais memórias flash, além de várias outras aplicações.
Flexíveis, transparentes e 3D
Além de serem flexíveis e quase transparentes, as células de memória são muito menores do que as atuais, são construídas empilhadas umas sobre as outras, formando um chip 3D, e suportam temperaturas altíssimas, o que as torna candidatas também para aplicações espaciais.
A inovação é uma decorrência de um desenvolvimento apresentado pela mesma equipe em 2010, quando eles construíram nanotransistores de dois terminais, medindo apenas 5 nanômetros, o que é muito menos do que o padrão da indústria eletrônica atual.
Os nanotransistores consistem de canais de cristais de silício puro criados quando se aplica uma forte carga elétrica no óxido de silício, um isolante largamente usado pela indústria eletrônica.
A tensão inicial parece arrancar átomos de oxigênio do óxido de silício.
Como consequência, cargas cada vez menores repetidamente interrompem e reconectam o circuito, transformando-o em memória não volátil.
Um sinal de menor tensão pode ser utilizado para ler a memória, sondando seu estado sem alterá-lo.
Memória empilhada
Desde então, a equipe desenvolveu a memória de dois terminais, permitindo que as células individuais fossem empilhadas em uma configuração tridimensional, e postas sobre um substrato flexível.
A inovação foi apresentada ontem pelo professor Tour durante a reunião da Sociedade Americana de Química.
O pesquisador afirmou que os resultados completos serão publicados em um artigo científico nas próximas semanas.

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/03/2012

Google convida homem cego para "dirigir" novo carro automático


Steve Mahan perdeu ao longo da vida 95% da visão. Foto: Google/Reprodução
Steve Mahan perdeu ao longo da vida 95% da visão
Foto: Google/Reprodução
O Google usou um motorista cego para testar o funcionamento do novo carro automático em uma rota de mais de 300 Km. A experiência rendeu um vídeo divulgado no YouTube da viagem completa. O carro, na verdade, "se dirige" sozinho, sem a ajuda do homem.
A gravação, intitulada Self-Driving Car Teste: Steve Mahan, mostra a viagem de Steve Mahan, um homem com incapacidade visual de 95%, em um percurso por sua cidade a bordo de um Toyota Prius equipado com a tecnologia do Google para autocondução.
Para o homem, um carro como este poderia representar uma drástica mudança no cotidiado. "Isto me daria a independência e a flexibilidade para ir a lugares onde tenho que ir e quero ir quando eu necessitar fazer coisas", avaliou Mahan.
A viagem teve duas paradas, "sem mãos, sem pés", comenta o cego com os braços para o alto enquanto o veículo avança. O automóvel é equipado com um sistema de radares e lasers para conhecer sua localização, e durante o teste o copiloto de Mahan usava um computador portátil que estava conectado ao veículo. O vídeo completo pode ser visto pelo atalho http://bit.ly/H1p7tF.
O Google explicou no YouTube que a condução com Steve Mahan foi realizada em "uma rota cuidadosamente programada" e que a experiência foi "um experimento técnico". O projeto foi anunciado em 2010, com o desenvolvimento de um protótipo guiado com o uso de mapas da companhia.
*Com informações de agências de notícias.
Fonte: Terra.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Quero um tablet! Qual comprar?

As perguntas que você precisa se fazer antes de decidir qual comprar: Você quer navegar na internet vendo conteúdos em Flash ou não?  Você quer ver fotos e vídeos em alta de definição? Você quer ler PDFs de mais de 500 megas? você quer guardar Gigas de informação? Você tem tempo para ver a ampulhetinha girar e girar até abrir aplicativos?
Vou relacionar aqui algumas das principais variáveis que poderão fazer toda a diferença na sua experiência com um Tablet, e que ajudarão você a escolher qual comprar!

Tela

Não são todos os Tablets que reproduzem a sensação “iPhone” que esperamos ao manuseá-los. Por quê? Simples, o tipo de tela. Temos 2 tipos de telas, as capacitivas e as resistivas.
As capacitivas são aquelas que suportam “mult-touch” (toques multiplos), ou seja, você consegue ter uma experiência mais próxima do que Apple proporciona em seus equipamentos, possibilitando zoom com 2 dedos, tela super sensivel ao toque etc.
E há também as resistivas, que são exatamente o oposto das capacitivas, onde você receberá de brinde uma “caneta” para navegar pelo Tablet, ou então, terá que ter os famosos “dedos de aço” para mexer nas coisas!
As telas capacitivas geralmente são feitas de LED ou até mesmo OLED (emissor de luz  orgânico ou fotoemissor) e as resistivas geralmente são de LCD.
Vale a pena ressaltar que quanto mais qualidade mais caro a coisa fica! Fiquem atentos a resolução máxima do tablet que vocês estão “namorando”, pois elas podem variar de 800 x 600 até 1200 x 768, que por menor que pareça a diferença, você notará facilmente quando estiver com ele nas suas mãos!

Processadores e Memória RAM

Hoje vemos tablets que vão de 7 a 10 polegadas, com processadores “Single-core” e “Dual-core”. A diferença fica clara já na própria descrição, as com Duplo Processadores são em teoria e prática mais rápidas que as trabalham com processador único.
Mas não pensem que os Tablets Single-core são fracos ou deixam a desejar, pois aí mora o perigo. O tão aclamado iPad – Primeira Geração é Single-core, daí vocês já podem ter uma idéia do que elas são capazes!
A dica é, descobrir qual o processador que o Tablet utiliza. Para ter uma experiência agradável e não ter a aquela sensação de que: “O que foi que fiz com o meu dinheiro!”, procure por Tablets que utilizem ARM Cortex 7 ou superiores. Caso você esteja buscando o iPad ou o Samgung Galaxy Tp1010, compre sem medo!  Quanto a memória, quanto mais melhor, mas o mínimo fica sendo 512 megas para poder ter um bom “multi-tasking”, ou seja, a capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo!

Bateria

Fiquem atentos! Muitas xing-lings não chegam a durar 4 horas navegando na Internet! Portanto, leiam as especificações, tem Tablets por exemplo, chega a durar até 7 horas sob uso moderado!

Armazenamento

Todas os Tablets possuem memória interna para armazenamento, podendo ser de 2 a 64gb. A dica fica sendo se ela tem ou não suporte para armazenamento externo, como cartões de memória ou até mesmo o que chamamos de USB Host, que é a capacidade de utilizar a porta USB do próprio Tablet para ler unidades de armazenamento, tais como pen-drives, HDs etc.

Conectividade

Wi-fi embutido é meio que um padrão, onde recomendo ficar atento se a mesma suporta ou não o tipo de rede que você tem em casa ou no trabalho! Procure saber se há suporte Bluetooth (caso isso seja essencial para você) e se tem suporte a rede de dados de telefonia, o famoso 3G. Os tablets mais famosos como Xoom, Galaxy Tab 10.1, Asus Transformer e HTC Flyer já estão vindo com suporte a rede 4G somente disponível lá no exterior. Espera-se que aqui no Brasil chegue antes da copa! Vamos torcer…

Acessórios

Não é bem uma dica, mas se você quer comprar um Tablet para utilizar como Câmera Digital, verifique se a camera tem boa resolução. A LG lançou nos EUA o modelo G-Slate, que vem com Android 3.0, e 3D! Isso mesmo, pronta para assistir e gerar conteúdo 3D, pois vem com 2 câmeras traseiras para gerar o efeito!
Outros velhos conhecidos são os suportes (docks), teclados, cases (maletas) e as películas de proteção da tela.

E por último, o Sistema Operacional!

De todas disponíveis aqui no Brasil, temos somente em 2 “sabores”: iOS da Apple e o Android da Google. Vocês podem me perguntar: Qual é diferença? e a minha resposta é: Gosto. Os dois fazem as mesmas coisas, só que de maneiras diferentes. Vale a dica que o sistema operacional Android vem em diversas versões, desde a 1.5 a 3.2, sendo a 3.2 a ultima versão e disponivel somente para algumas tablets!

 É possível imprimir em ambos os sistemas operacionais! No Android você precisa prestar atenção no modelo da sua impressora, para poder baixar o driver correto, mas nada que uma busca no Android Market não te ajude! É possível também utilizar o sistema nuvem da Google e imprimir de qualquer lugar do mundo desde que a sua impressora seja compatível com o serviço e registrada!
Espero que essas dicas ajudem vocês a escolher o melhor tablet para a suas necessidades.Caso vocês tenham qualquer pergunta ou dúvida, sintam-se a vontade em me contatar pelo blog, facebook e e-mail .
E por fim, teremos mais um OS para concorrer no mercado atual, o Windows 8! Fiquem atentos para as novidades !
E se curtiram, não esqueçam de clicar e divulgar este post para seus amigos!

terça-feira, 27 de março de 2012

TV com comando por voz e gestos "acaba com controle remoto"

Smart TV de 55 polegadas ES8000, topo de linha da Samsung no mundo, chega ao Brasil a R$ 9.999. Foto: Déborah Salves/Terra
Smart TV de 55 polegadas ES8000, topo de linha da Samsung no mundo, chega ao Brasil a R$ 9.999
Foto: Déborah Salves/Terra
A Samsung apresentou no Samsung Latin Forum 2012 em Lima, no Peru, suas novas televisões inteligentes das séries 8000 e 7000. O diferencial dos aparelhos está nas três novas tecnologias smart de interação, conteúdo e evolução. "Começamos a acabar com o controle remoto", resumiu Silvio Stagni, vice-presidente corporativo de Marketing, Vendas e Produtos no Brasil.
A observação é uma referência aos novos sistemas interativos de comando dos televisores, que podem ser operados por voz ou por movimentos. No primeiro caso, há mais de 30 idiomas disponíveis, entre eles o português. A demonstração no fórum, nesta segunda-feira, incluiu os comandos "olá, tevê", para ligar o aparelho e funções como mudar de canal: "um canal a mais", "canal 27". "Diminuir volume" e "aumentar volume" também são atos executados com instruções simples.
O reconhecimento de voz está habilitado também em um controle remoto especial, vendido separamente, que poderia acionar o aparelho mesmo em cômodos diferentes da casa. Os comandos dados diretamente à TV são interpretados graças a dois microfones, localizados na parte superior do aparelho, de cada lado da câmera. Eles e ela também são usados para videochamadas, tanto com Skype quando via Google+ Hangouts, disponíveis com o download dos respectivos aplicativos.
A câmera é responsável por captar os movimentos de controle interpretados pelo televisor. Em uma sala de demonstração, um representante movia a mão espalmada para controlar, na tela, um cursor em formato de flecha - como a que aparece no monitor do computador ao se operar o mouse. Para selecionar a opção no menu, a mão espalmada era fechada. Para voltar ao menu anterior, bastava girá-la, espalmada, no sentido anti-horário. Na parte inferior da tela um rodapé com legendas aparecia quando a TV era comandada por gestos.
O terceiro recurso de interatividade inaugurado no modelo ES8000 de smart TV da Samsung é o reconhecimento facial. Com ele, é possível alterar o usuário do aparelho, o que permite que cada membro da família, por exemplo, tenha o televisor configurado de acordo com as suas necessidades - e os pais podem, igualmente, limitar o acesso dos filhos a determinadas funções.
TVs atualizadas por quatro anos
A funcionalidade Smart Evolution é outro destaque das TVs inteligentes apresentadas em Lima pela Samsung. Os modelos novos vêm, a partir de 2012, com uma entrada na parte traseira para o chamado Kit Evolution. A placa, lançada anualmente a partir de 2013, permitirá aos usuários atualizar o software e o hardware do televisor. Assim, em vez de comprar um novo aparelho, ele terá o seu atualizado com as tecnologias mais recentes.
No vídeo de demonstração exibido na abertura do evento no Peru, uma televisão dual-core poderia depois ser atualizada para ser quad-core, e um modelo 2D poderia ser transformado em 3D. "Fizemos uma pesquisa e descobrimos que a maioria das pessoas costuma trocar suas televisões a cada quatro anos", explica Rafael Cintra, gerente sênior de TV, Áudio e Vídeo no Brasil, sobre a validade máxima da capacidade Smart Evolution dos aparelhos.
Angry Birds e conectividade
Na parte de conteúdo, as novidades de Smart Content das televisões da Samsung em 2012 têm três frentes principais: os Signature Services - Family, Fitness e Kids -, o AllShare Play, e os aplicativos, entre os quais se destaca o jogo Angry Birds, que estreia em televisores pelos aparelhos da sul-coreana.
Os apps para TVs inteligentes, segundo a Samsung, já somariam mais de 1,4 mil, número que deve crescer graças aos 25 mil desenvolvedores independentes que a companhia tem criando softwares para seus aparelhos. De acordo com a empresa, há dois anos eram cerca de 550 desenvolvedores. O AllShare Play tem como palavra-chave a conectividade, já que nova versão do AllShare permite compartilhamento e acesso de conteúdos entre dispositivos móveis e TVs inteligentes da Samsung.
Dentro dos Signatures Services, o pacote Family permite troca de mensagens pelo televisor e por smartphones ou tablets com o Chat On. O pacote Fitness consegue trocar informações sobre atividades físicas com diferentes dispositivos, e pode captar, por exemplo, o peso medido por uma balança com conexão wireless. O pacote Kids oferece atividades educativas e jogos, que podem ser monitorados pelos pais.
Preços e mais modelos
As TVs das séries 8000 e 7000 chegam às lojas entre maio e junho. O modelo topo de linha da Samsung no mundo, o ES8000, com 55 polegadas, custará R$ 9.999, e vem com quatro óculos 3D, além de dois controles remotos (comum e para navegação na web) e um conector para comandar o set-top box da TV paga também a partir de voz e gestos. A versão de entrada da série 7000, com 46 polegadas, sairá por R$ 6.399. O lançamento de um modelo de 75 polegadas ainda estaria em estudo, e depende de a empresa perceber demanda por eletrônico similar.
Em 2012, além das novidades inteligentes, a Samsung vai atualizar toda a linha de televisores. O ano deve encerrar com 41 modelos à disposição dos brasileiros, sendo dois com tela LCD, seis com tela plasma e 33 com tela LED. "Em 2010 foi a vez de as smart TVs crescerem, em 2011 foi o 3D, e em 2012 é o LED que fomentará a demanda por televisores", afirma Cintra. Sobre as expectativas de venda, a sul-coreana não dá números, apenas informa que quer se manter na liderança - seus dados são de 28% de market share do segmento de TVs, e de 34% considerando as vendas de modelos LED, o equivalente a 3,3 milhões de aparelhos.
(A repórter viajou a convite da Samsung.)

Fonte: Terra

Aplicativo para iPhone mede "nível de feiura" do usuário


"Se os seus amigos não vão te dizer a verdade, o Ugly Meter dirá" - esse é o slogan de um dos aplicativos mais baixados na App Store. Por US$0,99, ele analisa uma foto e indica o quão feio você é, em uma escala de 0 a 10 - quanto mais alta a pontuação, mais feia é a pessoa, segundo o programa desenvolvido pela Dapper Gentlemen.
img_5760.png img_5761.png
O app é bem simples: primeiro o usuário escolhe se vai analisar o nível de feiura de um homem ou de uma mulher. Depois, a câmera abre com uma imagem para enquadrar o rosto da "vítima". Com a imagem capturada, é só aguardar alguns momentos e ver o resultado, que é acompanhado de uma frase filosófica como "se você fosse um hamburguer, se chamaria McBonito" ou "você é tão feio que, quando vai ao banheiro, a privada dá descarga".
img_5763.png img_5767.png
Como as fotos acima comprovam mais do que precisamente, nem sempre ele acerta. Pelo que vimos, o aplicativo parece dar a pontuação de acordo com o enquadramento da imagem. Se o rosto estiver bem colocado na grade e posicionado de forma simétrica, o usuário ganhará menos pontos e será qualificado como "mais bonito".
Ugly Meter é um dos aplicativos mais baixados na App Store internacional e custa US$0,99, mas tem uma sacada (e pegadinha): por mais US$0,99, você tem acesso ao "God Mode" (Modo Deus, em tradução livre), que permite controlar os resultados dos próximos testes e promete semear a discórdia entre os amigos que se acham os "galantes" da turma.
Vale lembrar que o aplicativo é universal e funciona com os seguintes aparelhos iOS: iPhone, iPod Touch 4G e iPads de segunda e terceira geração.

Nova câmera capta imagens até atrás da parede..o0?


 
Cientistas do MIT (Massachussets Institute of Technology), nos EUA, construíram uma câmera que pode captar objetos escondidos até através de superfícies rígidas, como paredes. Com unidade óptica à base de laser, o aparelho é capaz de localizar até mesmo figuras que estejam fora do alcance de sua lente.
Além de um feixe de laser, os técnicos desenvolveram um software que consegue recriar objetos a partir de ondas luminosas que se espalham sobre qualquer superfície. Segundo o prof. Ramesh Raska, chefe da equipe que trabalha no projeto, a câmera dispara pulsos de laser sobre um muro ou parede, em velocidade ultra-rápida, de tal forma que objetos localizados nas proximidades são atingidos pela luz. Parte desses raios volta para a mesma parede, como num efeito de espelho, trazendo informações que são lidas instantaneamente pela câmera (veja a ilustração).
Segundo Raska, com essas informações é possível recriar a imagem do objeto atingido. A câmera, diz ele, capta uma imagem a cada trilionésimo de segundo, permitindo construir imagens tridimensionais com a precisão de 1 centímetro, numa área de 40x40cm. A invenção, que ainda passa por testes dentro do MIT, terá aplicações principalmente nas áreas de segurança e monitoramento.

 FONTE: The Guardian

SPTrans lança serviço online que divulga localização dos ônibus em tempo real

Sistema virtual vai permitir visualizar deslocamento dos ônibus, tempo médio de percurso dos veículos e horário previsto de chegada aos pontos.



Ônibus
A São Paulo Transporte (SPTrans) anunciou nesta segunda-feira (26/03) em sua página na internet um novo serviço para acompanhar em tempo real o deslocamento dos ônibus da cidade, o tempo médio de percurso dos veículos e o horário previsto para a chegada deles nas paradas.

Intitulado Olho Vivo, o programa é dividido em três áreas: "de olho na linha", "de olho no ponto" e "de olho na via". O primeiro permite acompanhar o deslocamento dos carros e ver onde eles estão naquele momento, com a possibilidade de saber até mesmo o prefixo do veículo; o segundo exibe quais serão os próximos ônibus a passar por determinado ponto; e o último informa como está o tráfego nos principais corredores da cidade.

A página do serviço pode ser acessada tanto a partir de desktops e notebooks como também de passageiros que tiverem acesso à internet em celulares e outros equipamentos móveis, como os tablets. Não é necessário baixar um aplicativo para visualizar as informações, pois o programa utiliza o Google Maps.

De acordo com a SPTrans, a margem de acerto do sistema é de 96%, podendo variar cinco minutos para mais ou para menos. A monitoração é feita por meio de chips de GPS instalados nos 15 mil ônibus da frota da capital paulista, e poderá ser acompanhada pelos 6 milhões de passageiros que utilizam otransporte público todos os dias.



Fonte:Olhar Digital

Angry Birds Space atinge 10 milhões de downloads em apenas três dias

Anúncio foi feito pela Rovio, empresa que desenvolveu o game. Versão espacial foi disponibilizada na última quinta-feira (22/03)



Angry Birds Space
Angry Birds Space
Três dias após seu lançamento, a Rovioanunciou pelo Twitter que a nova versão do jogo Angry Birds, o Angry Birds Space, alcançou a marca de 10 milhões de downloads. Este é um número impressionante e que só prova como o gamese tornou um sucesso mundial.

A divulgação do número não incluiu informações referentes aos outros jogos já lançados - como o Angry Birds Rio, gamepromocional feito especialmente para o filme, que atingiu os 10 milhões de downloads 10 dias depois de seu lançamento. A versão espacial de Angry Birds foi disponibilizada para Android e iOS, PC e Mac na última quinta-feira (22/03). Esta é a terceira geração do jogo, que foi lançado mundialmente em 2009. Desde então, as três versões somadas já bateram a marca de 250 milhões de downloads.  

Angry Birds Space tem o espaço como cenário e é lá que acontecem as partidas entre os pássaros e porcos. Com 60 níveis diferentes, os jogadores têm que lidar com a ausência da gravidade para calcular o lançamento dos pássaros, que contam com novos poderes para acertar os alvos e avançar para as próximas fases.

O aplicativo está disponível para iPhone (custa US$ 0,99), iPad (custa US$ 2,99 e foi desenvolvido já para a tela de alta resolução do novo tablet), Android (o download é gratuito na loja Google Play), PC (US$ 5,95) e Mac (US$ 4,99).



Fonte: OlharDigital

segunda-feira, 26 de março de 2012

James Cameron chega ao ponto mais profundo do oceano


O cineasta  deixou o minúsculo atol de Ulithi, no Pacífico, com o objetivo de se tornar o 1º ser humano a visitar o ponto mais profundo do oceano em mais de 50 anos ( REUTERS/National Geographic/Mark Thiessen/Handout )
O cineasta deixou o minúsculo atol de Ulithi, no Pacífico, com o objetivo de se tornar o 1º ser humano a visitar o ponto mais profundo do oceano em mais de 50 anos
 
WASHINGTON - Diretor de sucessos do cinema como "Titanic" e "Avatar", James Cameron chegou ao ponto mais profundo do Oceano Pacífico em missão solo a bordo de um submarino, informou neste domingo o parceiro da expedição, a National Geographic.

O explorador e cineasta alcançou a profundidade de 10.898 metros das Fossas Marianas às 7h52 de segunda-feira (hora local, 18h52 de Brasília) em um submarino especialmente projetado por ele, acrescentou a fonte.

"Todos os sistemas estão OK" foram as primeiras palavras do cineasta ao chegar ao fundo do mar, segundo um comunicado dos organizadores.

Cameron havia iniciado mais cedo neste domingo "sua descida ao ponto mais profundo do oceano", a Depressão Challenger, nas Fossas Marianas, informaram os organizadores da expedição, 'DeepSea Challenge', em uma mensagem publicada em sua conta no microblog Twitter.

O cineasta canadense deixou o minúsculo atol de Ulithi, no Pacífico, no sábado, com o objetivo de se tornar o primeiro ser humano a visitar o ponto mais profundo do oceano em mais de 50 anos, trazendo à superfície dados e espécimes.

O submersível projetado por Cameron, um "torpedo vertical" que completou a jornada com sucesso na sexta-feira em missão não tripulada, tem oito metros de comprimento e deve permitir ao cineasta passar seis horas no leito submarino, período durante o qual ele planeja coletar amostras e filmar sua jornada com a ajuda de câmeras de alta definição tridimensionais e uma estrutura de 2,4 metros de lâmpadas de LED.

Espera-se que ele obtenha imagens em 3D que possam ajudar os cientistas a compreender melhor esta parte inexplorada da Terra.

Em 1960, dois tripulantes a bordo do submersível da Marinha Americana 'Trieste' - até então os únicos humanos a chegar até a Depressão Challenger - passaram apenas 20 minutos no fundo do mar, mas sua visão foi ofuscada pelo lodo suspenso no momento em que tocaram a terra.

Segundo membros da equipe, por causa da profundidade extrema, as Fossas Marianas permanecem em escuridão permanente e a temperatura é apenas alguns graus acima da de congelamento.

A pressão debaixo d'água no fundo da depressão é esmagadora e corresponde a cerca de mil vezes a pressão atmosférica padrão do nível do mar.

Cameron, de 57 anos, se preparou nos últimos dias com corrida, ioga para aumentar a flexibilidade para o mergulho dentro do apertado submarino e estudando a ciência do fundo do mar, explicou à National Geographic News o médico Joe MacInnis.

MacInnis é membro do projeto 'DeepSea Challenge', uma parceria entre a fabricante de relógios de luxo Rolex e a National Geographic Society.

Cameron já tem 12 mergulhos em seu 'log book', o diário que os mergulhadores utilizam para registrar suas visitas ao fundo do mar, incluindo 12 para filmar "Titanic".

As Fossas Marianas se situam no oeste do Pacífico, ao leste das Filipinas e cerca de 200 km das Ilhas Marianas. A cicatriz em forma de lua crescente na crosta terrestre tem, em média, mais de 2.500 km de extensão por 69 km de largura.